Siga o OTD

Vôlei de Praia

Dupla da seleção leva ouro no vôlei de praia dos Jogos Escolares

Dupla, que já representou a seleção de vôlei de praia em competições como os Jogos Olímpicos da Juventude e Mundial Sub-19, vence com apenas um set perdido

Foram seis jogos em três dias e apenas um set perdido. Uma campanha que terminou com vitória na final sobre a dupla carioca Gabriel Medeiros/Lucas Silva por 21/16 e 21/14. Gabriel Zuliani e Lucas Sampaio, de 16 e 17 anos, respectivamente, mostraram que a rodagem internacional foi fundamental para o título do torneio masculino de vôlei de praia nos Jogos Escolares da Juventude. Enquanto o primeiro já representou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o segundo esteve no Mundial Sub-19, em Nanquim (China).

“Antes, sentíamos uma pressão nos jogos nacionais. Mas quando disputamos um Mundial, vemos que não há nada igual. Então, isso nos ajudou a jogar aqui”, diz Lucas Sampaio, carioca de nascimento, que conquistou o tricampeonato nos Jogos Escolares. Em 2016, na quadra, ele foi campeão pelo Rio de Janeiro. E, no ano passado, ainda pelo estado natal, venceu na praia.

Apesar de mais jovem que o parceiro, Gabriel Zuliani também foi ao Mundial Sub-19 e, além disso, foi vice-campeão nos Jogos Sul-americanos da Juventude Santiago 2017. Curiosamente, essa foi a sua primeira participação nos Jogos Escolares. Assim como Lucas, Zuliani defende a Escola Dom Bosco, de Maringá (PR), mas não nasceu na cidade. Natural de Paranavaí (PR), ele se mudou em 2016 para ficar próximo do técnico da seleção brasileira de base, Robson Xavier.

“Ele comanda um projeto chamado Associação Maringá de Vôlei de Praia (AMVP) e nos convidou para treinar lá. A estrutura é muito boa, tem até academia e fisioterapia. Alguns moram por conta própria, como nós dois, e outros dividem casa”, explica Gabriel.

Lucas Sampaio e Gabriel Zuliani já disputam torneios do circuito nacional sub-19 e sub-21, além de torneios adultos da série Challenger e Open. A partir de 2019, eles esperam dar saltos ainda maiores.

“Demos uma olhada nos últimos campeões dos Jogos Escolares e todos eles agora estão disputando o Circuito Nacional e Mundial. Então, queremos seguir o mesmo caminho”, finaliza Lucas.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vôlei de Praia