Siga o OTD

Vôlei

Zé Roberto ainda espera por Fabiana e Fê Garay no Mundial

Zé Roberto ainda espera por Fabiana e Fê Garay no Mundial
Leandro Martins/CBV

Em primeiro treino aberto da seleção feminina de vôlei da temporada, técnico Zé Roberto Guimarães fala sobre expectativas para o Campeonato Mundial.

Preparando a seleção brasileira de vôlei feminino para a temporada atual, o técnico José Roberto Guimarães não esconde que o objetivo principal de 2018 é a disputa do Mundial, que acontece entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro, no Japão. Para chegar ao título inédito, vai usar a base jovem que foi campeã do Grand Prix em 2017, reforçada por veteranas como Dani Lins, que voltou aos treinos após dar à luz a primeira filha, Thaisa, que ainda está em recuperação após uma cirurgia no joelho e Natália, que também se recupera de lesão no joelho. Além das três jogadoras, o treinador ainda espera contar com as voltas de Fabiana e Fernanda Garay.

“Eu nunca fecho questões em relação à seleção brasileira, como a Fernanda Garay e a Fabiana, quem sabe. Elas não querem, mas vão descansar, se preparar, aproveitar um pouco a vida, curtir a família, porque elas se dedicaram muito durante muitos anos”, revelou o técnico em entrevista ao Olimpíada Todo Dia no primeiro treino aberto da seleção na temporada.

Fabiana, hoje com 33 anos, se aposentou da seleção após a disputa da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Já Fernanda Garay ainda não anunciou a aposentadoria, mas pediu dispensa da equipe brasileira para se dedicar à família. Para José Roberto, que já procurou as duas jogadoras após os afastamentos, as portas continuam abertas.

“Elas chegam no auge da forma física e técnica, de maturidade, aos seus 30 ou 32 anos. E muitas pensam em ser mães, tem que entender esse lado também”, complementou.

Planejamento

A seleção brasileira tem, em 2018, quatro desafios: Liga das Nações entre 15 de maio de 1 de julho, Copa Pan-Americana de 6 a 15 de julho, Montreux Volley Masters entre 4 e 9 de setembro e o tão esperado Campeonato Mundial, de 29 de setembro a 20 de outubro. Além das competições oficiais, o Brasil disputará quatro amistosos contra os Estados Unidos em agosto.

Para a temporada, José Roberto deve contar com duas equipes. “Você tem que optar: ou você mata o time ou você segura, porque senão não vai ter time para jogar o Mundial. A gente optou, dentro do nosso planejamento, que uma seleção vai e joga essa Liga das Nações, e uma outra seleção se prepara para a Copa Pan-Americana com mais tempo”, afirmou.

Com a seleção que visa a Copa Pan-Americana, que é classificatória para os Jogos Pan-Americados do próximo ano, estão Dani Lins, Thaisa e Natália, além das jogadoras que se destacaram na Superliga feminina de vôlei 2017/2018.

Sobre a situação da nova mãe da seleção, o técnico mantém cautela. “Se a Dani Lins tiver em condições e for liberada para a Copa Pan-Americana ela vai, senão a gente vai segurar mais um pouco ainda”, considerou.

Já a respeito do Mundial, as expectativas estão altas. “É um campeonato que a gente não tem e que mexe com todos nós, é um título que a gente precisa buscar”, expôs o treinador. “Sabemos da dificuldade, tem muita seleção boa, mas o importante é que a gente tem time para brigar de igual para igual com qualquer uma delas”, concluiu.

AGENDA DO DIA

jan 17 01:30 NBA Los Angeles Clippers Utah Jazz jan 17 05:30 Campeonato Latino Americano de golfe Pedro Nagayama, Daniel Kenji Ishii, Herik Machado, Andrey Xavier Borges, Tiago Lobo e Fred Biondi (BRA) jan 17 07:40 Aberto da Hungria de tênis de mesa Hugo Calderano/Bruna Takahashi (BRA) Stefan Fegerl / Sofia Polcanova (AUT) jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo C Chile Arábia Saudita jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo A Brasil Coreia jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo D Egito Angola jan 17 12:30 Mundial de handebol masculino - Grupo B Bahrain Japão jan 17 13:00 Campeonato Brasileiro da Classe Laser jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo B Macedônia Islândia jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo C Áustria Tunísia jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo D Qatar Argentina jan 17 15:00 Mundial de handebol masculino - Grupo A Alemanha Sérvia jan 17 16:40 Aberto da Hungria de tênis de mesa Hugo Calderano (BRA) Chen Chien-An (TPE) jan 17 17:15 Mundial de handebol masculino - Grupo C Dinamarca Noruega jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo A França Rússia jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo B Espanha Croácia jan 17 17:30 Mundial de handebol masculino - Grupo D Suécia Hungria jan 17 18:10 Sul-Americano Sub-20 de futebol - Grupo A Venezuela Colômbia jan 17 19:00 NBB Vasco Franca Basquete jan 17 19:00 Superliga de vôlei feminino - Primeira Fase Fluminense Pinheiros jan 17 19:15 Copa São Paulo de Juniores - Quartas de final Guarani Figueirense jan 17 20:30 Sul-Americano Sub-20 de futebol - Grupo A Chile Bolívia jan 17 20:45 NBB Basquete Cearense Mogi das Cruzes jan 17 21:30 Copa São Paulo de Juniores - Quartas de final Cruzeiro São Paulo

Mais em Vôlei