Siga o OTD

Vôlei

Minas passa fácil pelo Regatas na estreia do Sul-Americano

Orlando Bento/MTC

Primeiro brasileiro a estrear no Sul-Americano de clubes de vôlei feminino, Minas não teve a menor dificuldade para fazer 3 a 0 em cima do Regatas Lima, do Peru

O Minas começou nesta terça-feira a corrida por uma vaga no Mundial de Clubes, que pertencerá ao campeão do Campeonato Sul-Americano, que está sendo disputado em Belo Horizonte. Na partida de estreia, a equipe comanda pelo técnico italiano Stefano Lavarini não teve dificuldades para superar o Regatas Lima, atual campeão peruano, que voltou a disputar a competição depois de nove anos de ausência. Apenas no primeiro set o time brasileiro teve um pouco mais de trabalho para fechar em 25 a 22. Nas outras duas parciais, o domínio foi total e a vitória veio tranquila por 25 a 13 e 25 a 14.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO SUL-AMERICANO FEMININO DE CLUBES

A oposta Laiza foi a maior pontuadora do jogo, com 13 acertos. Pelo lado peruano, Alexandra e Holly marcaram nove pontos cada uma. No segundo jogo da noite, válido pelo Grupo B, o Gimnásia Y Esgrima, da Argentina, derrotou o Universitario San Simón, da Bolívia, também por 3 a 0 (25/11, 25/12 e 25/16).

O técnico Stefano Lavarini não pode contar com a norte-americana Destinee Hooker, que teve uma inflamação na região da virilha e precisou passar por um pequeno procedimento para drenagem. A jogadora será avaliada dia-a-dia pelos médicos do Minas para saber se terá condições de jogo.

O jogo
No primeiro set, a Camponesa/Minas procurou conhecer o time adversário, que equilibrou o início da parcial. Com bons saques, o time peruano disputou o ponto a ponto até a metade do set, quando as donas da casa conseguiram ditar o ritmo da partida. Aos poucos, a Camponesa/Minas abriu vantagem e fez 1 a 0 no jogo (25/22). O segundo set foi mais tranquilo. As peruanas erraram muito na recepção e, com isso, a Camponesa/Minas não encontrou dificuldades para fazer 2 sets a 0 (25/13). O time minastenista manteve a intensidade e não deu chances ao adversário, que até conseguiu diminuir os erros, mas não teve forças para segurar o ataque mineiro (25/14).

Para a ponteira Rosamaria, o time fez o que era esperado e, mesmo sem conhecer o adversário, dominou o jogo. “Tivemos alguns poucos erros no início, o que é normal em estreia. A gente não conhecia o time delas, mas entramos em quadra focadas para fazer o nosso dever de casa. Ficamos felizes com o resultado e, agora, é encarar o próximo adversário. Conhecemos algumas poucas jogadoras do Boca Juniors, mas não sabemos como o time joga. Assim, vamos entrar em quadra focadas para evitarmos qualquer surpresa”, comentou Rosamaria.

Ficha técnica
Camponesa/Minas:
 Macrís, Laiza, Carol Gattaz, Mara, Rosamaria, Pri Daroit e a Léia (líbero).
Entraram: Pri Daroit, Karol Tormena, Karine e Mayany. Técnico: Stefano Lavarini.
Regatas Lima (Peru): Angélica, Cristina, Taylor, Alexandra, Karla, Holly e Mirian (líbero). Entraram: Jessenia, Lesly, Lisset e Ângela. Técnico: Francisco Hervás.
Árbitros: Maurício Lueges, da Argentina, e Jaime Suarez, da Bolívia

Após a vitória na estreia, o Minas volta a jogar nesta quarta-feira. O adversário será o Boca Juniors, da Argentina, às 20h. Será o jogo de fundo da rodada, já que, na primeira partida, o Sesc RJ estreia na competição contra o Gimnasia y Esgrima, também da Argentina, às 18h.

O Campeonato Sul-Americano de clubes de vôlei feminino é disputado por seis equipes, que foram divididas em duas chaves na primeira fase. No Grupo A estão Minas, Regatas Lima e Boca Junior. No B estão Sesc, Gimnasia e o San Simón, da Bolívia. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a semifinal.

Mais em Vôlei