Siga o OTD

Vôlei

Superliga B Masculina tem regulamento e tabela definidos

Competição de vôlei será disputada por oito times entre janeiro e abril de 2019 para definir as duas equipes que sobem para a divisão principal

Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV

Nesta segunda-feira (26) foram definidos os últimos detalhes do regulamento e da tabela a próxima edição da Superliga B masculina. Os representantes de seis dos oito clubes participantes da competição estiveram reunidos em São Paulo com membros da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e deliberaram sobre o formato de disputa e datas dos jogos.

A Superliga B masculina 2019, oitava a ser realizada, terá início no dia 23 de janeiro e final prevista para 14 de abril. Os oito times jogarão em turno único entre si. Todos avançam para as quartas de final, com os confrontos definidos em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2ºx7º e assim sucessivamente). As quartas e as semifinais serão disputadas em série melhor de três partidas.

Os participantes deste edição confirmados são o JF Vôlei (MG), o Canoas Vôlei (RS), vindos do rebaixamento da primeira divisão; o Botafogo (RJ), o APAN Blumenau (SC) e o UPIS (DF), que já disputaram outras temporadas da B; o São José Vôlei (SP) e o Lavras Vôlei (MG), que garantiram o acesso da recém realizada Superliga C, e, ainda, a novidade vinda de Goiás, pois o time do Monte Cristo, que já foi campeão em 2013, se muda para Anápolis (GO), com o nome de Anápolis Vôlei (GO) e terá como gestor o campeão olímpico Dante Amaral.

Assim como na edição anterior os dois primeiros colocados garantem acesso à elite do voleibol brasileiro na temporada 2019/2020. Outro importante aspecto do regulamento que se mantém é a obrigatoriedade de todas as equipes contarem com pelo menos dois atletas sub-21 e dois sub-23 nos respectivos elencos, inclusive, em cada jogo pelo menos um de cada faixa etária tem que estar na relação do time. Na Superliga B 2019 a contratação de atletas estrangeiros está liberada com o limite de dois por equipe. As regras de regularidade financeira, como acontece na primeira divisão, também serão observadas.

Estiveram presentes na reunião o Superintendente de Competições de Quadra da CBV, Renato D’Ávila, a gerente de Competições de Quadra, Cilda D’Angelis, o presidente da Federação Mineira de Voleibol, Thomas Mendes, representando o Lavras, além de representantes do Anápolis, do São José, JF Vôlei, UPIS, Botafogo e da Federação Paulista. APAN Blumenau e Canoas não mandaram representantes.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vôlei