Siga o OTD

Vela

Torben Grael acompanha 1º dia de regatas e destaca Copa Brasil

Giovanna Prada vela Olimpíada da Juventude windsurfe RS:X
Divulgação

Com ventos fortes e ondulações constantes no mar, a V Copa Brasil de Vela teve suas primeiras regatas nesta terça-feira, dia 13, em Ilhabela — assim como a III Copa Brasil de Vela Jovem. A disputa mobilizou alguns dos principais velejadores do país, como Jorge Zarif (classe Finn), Patrícia Freitas (RS:X), Bruno Fontes (Laser) e Carlos Robles e Marco Grael (49er), entre outros. Tudo sob o olhar cuidadoso do coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela, Torben Grael, que destacou a importância da competição.

“Temos um país continental e nem todos os atletas são da mesma região. Temos velejadores desde Salvador a Porto Alegre. Juntá-los todos aqui é uma troca de experiências importante para a vela brasileira. A gente reúne neste evento basicamente todas as classes olímpicas, valendo classificação para a Equipe Brasileira para o próximo ano”, explicou.

Dono de cinco medalhas olímpicas (ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, ambas na classe Star; prata em Los Angeles-1984, na Soling; e bronze em Seul-1988 e Sydney-2000, novamente na Star), Torben ressaltou a importância de o evento ser aberto também à Vela Jovem, com disputas nas classes 29er, RS:X e Laser Radial.

“As classes de Vela Jovem se espelham muito nas olímpicas. Tem, por exemplo, a 29er, que se espelha na 49er. Esse convívio com os atletas olímpicos é muito saudável para o pessoal da Vela Jovem seguir os passos dos velejadores consagrados que temos aqui”, afirma.

A competição serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2018 nas classes que estão em disputa: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.) e 49er.

Kiteboarding começa nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, dia 14, começam as disputas nas classes Snipe, Optimist, Kitesurf Hidrofoil e Kite Race (Masculino e Feminino).

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira e do evento desde a primeira edição. A disputa vai até o dia 16 de dezembro, com sede na Escola de Vela Lars Grael.

Mais informações e resultados completos.

Confira resumo do dia com o atleta Jorge Zariff:

 

 

Mais em Vela