Siga o OTD

Vela

Brasil disputa Mundial de Finn na próxima segunda-feira

Ilustração Mundial Finn
Pedro Martinez / Sailing Energy / World Sailing

O Brasil terá dois representantes na Gold Cup 2017, o Campeonato Mundial de Finn, que será disputado na cidade de Balatonföldvár, na Hungria. Jorge Zarif e André Mirsky estarão na disputa em uma raia cheia: ao todo, 124 embarcações estão inscritas. As primeiras regatas estão previstas para a próxima segunda-feira, dia 4, a partir de 6h (de Brasília). A competição vai até o próximo dia 10, data da regata da medalha.

Segundo colocado no ranking mundial e campeão da Gold Cup em 2013, Jorge Zarif chega ao campeonato após quatro meses de preparação. O velejador perdeu 8 quilos em busca de um rendimento mais efetivo nos ventos tradicionalmente fracos e rondados do Lago Balaton, local das provas.

“Vai ser um campeonato de média. Top 10 nas regatas é bom resultado. Quem tiver esta pontuação estará na briga. Cresci velejando na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, que é bem parecida. Quero ficar entre os três primeiros”, afirmou Jorginho, quarto colocado na classe Finn nos Jogos Rio 2016.

Entre os candidatos a pódio estão o britânico Bem Cornish, líder do ranking mundial; e velejadores que ficaram no top 10 dos Jogos Olímpicos, como o sueco Max Salminen, o argentino Facundo Olezza e o australiano Jake Lilley. Com tantos barcos na disputa, a estratégia nas largadas será um dos fatores mais importantes na competição de acordo com o atleta.

“As largadas serão muito grandes e, por isso, muito decisivas. Pretendo sair um pouco mais no limite do que o normal para tentar ‘limpar’ boa parte da flotilha já no começo”, explicou Jorge Zarif.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vela