Siga o OTD

Vela

Brasileiros ficam fora da medal race no Campeonato Europeu

campeonato europeu

Os brasileiros Carlos Robles Lorente e Marco Grael foram os melhores colocados do país no Campeonato Europeu de 49er, disputado no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha. Eles ficaram com a 33ª colocação (83 pontos perdidos) na fase de classificação após as regatas desta terça (1º). Com o resultado, nenhum barco brasileiro disputará a flotilha ouro.

Após um começo fraco na competição, com uma 27ª posição na primeira regata, eles conseguiram se recuperar. Nas oito seguintes, chegaram em 20º, 10º, 11º, 2º, 7º, 9º, 15º e 9º.

Eles foram seguidos de perto na tabela de classificação pelos também brasileiros Dante Bianchi e Thomas Low-Beer. Os brasileiros contabilizam 84 pontos perdidos na competição. O barco conseguiu a 4ª, 8ª, 5ª, 8ª, 10ª, 10ª, 18ª, 27ª e 21ª posições, garantindo a 34ª classificação geral.

Já Robert Scheidt e Gabriel Borges não velejaram bem nesta terça-feira e conseguiram apenas o 23º e 18º lugares nas últimas corridas da fase classificatória. Com isso, a dupla terminou a etapa na 42ª colocação, com 144 pontos perdidos.

“Infelizmente não velejamos bem. Disputamos duas regatas com vento fraco e conseguimos imprimir boa velocidade. Porém, na primeira regata, tivemos o azar de colidir com outro barco a poucos segundos da largada. Ficamos muito atrás e, como a prova era curta, não tivemos tempo para recuperação. Na segunda, nós optamos por uma estratégia ousada, mas não funcionou. Arriscamos muito para um lado e o vento foi mais para o outro”, afirmou Scheidt. Mesmo fora da disputa da medal race do Campeonato Europeu, ele garante que aproveitará a flotilha prata para ganhar experiência.

“É fato que velejamos bem abaixo do que podemos nesses dias aqui em Kiel e dá para melhorar muito. Agora é aproveitar a oportunidade de ganhar experiência na flotilha prata, que promete ser muito forte, porque vários iatistas de alto nível também não se classificaram. Vamos em busca de mais experiência de competição para aprimorar nossa velejada e nosso ritmo”, concluiu.

Campeonato Europeu de Vela

Após nove regatas, a liderança é dos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 25 pontos perdidos. O Campeonato Europeu de Vela é considerado uma prévia do Mundial. O torneio global será realizado a partir do dia 28, em Portugal.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Vela