Siga o OTD

Vela

Melhor dupla do Brasil fecha o dia em 23º no Europeu de 49er

Robert Scheidt e Gabriel Borges

O Brasil conta com três duplas no Europeu de 49er. Dante Bianchi e Thomas Low-Beer estão em 23º lugar na classificação geral enquanto Carlos Robles Lorente e Marco Grael estão na 33ª colocação e Robert Scheidt e Gabriel Borges ocupam a 41ª posição da competição que termina na próxima sexta-feira (4), com a disputa da medal race. “Os principais velejadores do planeta na 49er estão em Kiel e competir em alto nível só colabora para a nossa busca por evolução”, avalia Robert Scheidt, que é o maior medalhista do país em Olimpíada- com cinco pódios – e que recentemente esteve na Alemanha para a Kieler Woche, tradicional Semana de Vela de Kiel, onde conseguiu o 17º lugar.

Após uma estreia difícil, Robert Scheidt e Gabriel Borges se recuperaram e conseguiram bons resultados no Campeonato Europeu de 49er. Nesta segunda-feira (31), a dupla brasileira venceu a primeira regata do dia e, na sequência, obteve um 3º e um 17º lugares no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha. A terça-feira (1) será decisiva para o bicampeão olímpico, que precisa ganhar pelo menos 21 posições para fechar a fase de classificação entre os 20 melhores barcos e avançar para a flotilha ouro.

“Tivemos um dia mais positivo em relação à estreia. Conseguimos acertar mais tática e o barco apresentou boa performance. Saímos da água mais satisfeitos com a nossa performance. Pena a terceira regata, porque estávamos com boa velocidade e podíamos ter feito melhor, mas não velejamos tão bem”, disse o bicampeão olímpico, patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios do COB e CBVela. “Ainda estamos longe dos 20 primeiros e precisamos melhorar ainda mais. A expectativa é para vento mais fraco, o que nos favorece, vamos ver o que conseguimos”, completou.

Scheidt e Borges ocupam a 41ª posição na classificação, com 74 pontos perdidos. A liderança é dos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 16 pontos perdidos. Em sua primeira temporada na 49er, os iatistas brasileiros estreiam um novo barco na competição que reúne 92 duplas e é considerado uma prévia do Mundial – que será disputado a partir de 28 de agosto, na cidade do Porto, em Portugal.

Mais em Vela