Siga o OTD

Vela

Com presença de técnico campeão olímpico, começa Copa da Juventude de vela

Campeonato importante no calendário da Vela Jovem no Brasil, a Copa da Juventude será disputada a partir de segunda-feira (dia 10), no Rio de Janeiro. Seletiva para o Mundial da Juventude, que será realizado em Auckland, na Nova Zelândia, em dezembro, a competição com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro reúne os futuros nomes da vela brasileira e contará com a presença do espanhol Javier Torres, técnico da dupla Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas nos Jogos Rio 2016 na classe 49erFX.

“A Copa da Juventude, ao lado da Copa Brasil de Vela Jovem, é um campeonato importante no nosso projeto para o desenvolvimento do esporte entre os jovens. Será a primeira grande competição na Baía de Guanabara após os Jogos Rio 2016. A presença do Javi é de grande valia para que ele possa conversar com a molecada e passar um pouco da sua experiência”, afirmou o diretor executivo da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Daniel Santiago.

Até o momento, estão inscritos 82 velejadores de 6 estados nas classes Laser Radial (masculino e feminino); 420 (masculino e feminino); RS:X (masculino e feminino); 29er (masculino e feminino) e Hobie Cat 16 (aberto). Para competir, o atleta precisa ser brasileiro, ter idade abaixo de 19 anos (nascido após 31 de dezembro de 1997) e registrado na Federação Internacional de Vela (World Sailing).

Os vencedores em cada classe na Copa da Juventude ingressam no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas da CBVela. Nele, o Conselho Técnico de Vela Jovem e a diretoria da entidade avaliam os atletas para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem que irá representar o país no Mundial da Juventude.

“O investimento na Vela Jovem é um dos grandes pilares da CBVela. Nós queremos sempre revelar novos nomes, descobrir novos talentos. A Martine e a Kahena, agora campeãs olímpicas, venceram tanto a Copa da Juventude quanto o Mundial da Juventude. Queremos sempre incentivar a participação dos jovens nas competições”, disse Santiago.

Na edição 2015 do Mundial da Juventude, em Langkawi, na Malásia, o Brasil conquistou duas medalhas. Na classe 420 masculina, Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz faturaram a prata. Na RS:X masculina, Brenno Francioli ficou com o bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela