Siga o OTD

Taekwondo

Brasil encerra Mundial sem ganhar nenhuma medalha

Terminou nesta sexta-feira o Mundial de taekwondo e o Brasil encerrou sua participação sem nenhum medalha. Os últimos atletas do país a entrar em ação foram Julia Vasconcelos na categoria até 62kg e João Pedro Chaves na até 80kg, mas eles foram derrotados na primeira rodada, respectivamente, por Gulim Bibalayeva, do Casaquistão, por 14 a 6, e por  Oleksandr Filippov, de Israel, por 25 a 23.

Foi apenas a segunda vez em 14 anos que o Brasil não conseguiu subir no pódio nenhuma vez sequer. De 2005 para cá, as exceções foram 2011 e 2017. A sequência de bons resultaodos brasileiros em Mundiais de taekwondo começou em 2005 com Natália Falavigna conquistando a medalha de ouro na categoria até 72kg, enquanto Márcio Wenceslau (-62kg) ficou com a prata. Dois anos depois, em Pequim, Marcel Ferreira (-62kg) e Natália Falavigna (-72kg) colocaram no peito a medalha de bronze. Em 2009, em Copenhague, na Dinamarca, Natália Falavigna chegou à terceira medalha consecutiva ao levar mais um bronze. No ano de 2013, em Puebla, no México, quem fez história foi Guilherme Dias Alves com mais um terceiro lugar. Para completar, em 2015, na Rússia, Venílton Torres (-54kg) e Íris Sing (-46kg) subiram no pódio pra levar também um bronze.

Antes desse período, Jorge Gonçalves foi bronze em Atenas no ano de 1991. Dois anos depois, Alyson Yamaguti e Milton Iwana foram prata em Nova York. Em 1995, Leonildes Santos foi prata no feminino e Lúcio Freitas Silva foi bronze nas Filipinas. Em 2o01, Natália Falavigna ganhou a primeira medalha de sua coleção ao ficar com o bronze em Jeju, na Coreia do Sul. Ao todo, foram 14 medalhas conquistadas pelo Brasil em toda a história em Mundiais de taekwondo e o grande destaque é mesmo Natália Falavigna com título e três terceiros lugares.

Ao todo, foram dez medalhas conquistadas pelo Brasil em Mundiais de taekwondo, uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze e o maior nome da história do país continua sendo Natália Falavigna, dona de um título e dois terceiros lugares.

Em Muju, na Coreia do Sul, onde está sendo disputado o Mundial de Taekwondo 2017, as melhores participações foram de Adriano Alves e do medalhista olímpico Maicon Andrade, que foram eliminados nas quartas-de-final. O terceiro colocado na Rio 2016 foi perdeu para o gigante de 2m07,  Abdoul Issoufou, de Niger, que conquistou o título mundial na manhã desta quinta-feira.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Taekwondo