Siga o OTD

Taekwondo

Edival Pontes, o Netinho, se consolida após grande 2018

Com medalhas em campeonatos importantes e entre os 10 melhores do mundo na sua categoria, Netinho foi o nome brasileiro no taekwondo mundial em 2018,

Netinho Marques
Reprodução/Facebook

Encerrando o ano de 2018, Edival Pontes, o Netinho, foi escolhido como o melhor atleta do taekwondo no Prêmio Brasil Olímpico 2018. E não poderia ser diferente. O atleta teve um grande 2018 e consolidou seu nome dentro da modalidade no cenário nacional e internacional.

Logo de cara, Netinho conquistou a vaga para integrar a seleção brasileira de taekwondo. Após o fim do Grand Slam de Taekwondo 2018, os campeões e vice-campeões garantiram vaga na seleção brasileira permanente da temporada, e Netinho levou a melhor sobre Charles Maioli.

Pouco tempo depois, ele voltou a entrar em ação, agora pelo Pan-Americano de taekwondo. Ao lado de seus companheiros de seleção, Edival Pontes contribuiu com sua medalha de ouro, e o Brasil foi o grande vencedor no quadro geral.

Na sequência da temporada, Netinho garantiu um bronze na etapa de Moscou do Gran Prix. A competição na capital russa convidou cerca de 230 lutadores de oito classes olímpicas, reunindo os melhores lutadores de 50 países. A competição valeu para o ranking que soma pontos para Tóquio-2020.

Não muito tempo depois, na etapa de Taiwan, Netinho faturou mais um bronze e entrou de vez no seleto grupo dos melhores do mundo. Mas a etapa de Manchester foi um pouco frustrante, não só para como para todos os brasileiros que não passaram das quartas de final.

O resultado geral no Grand Prix Final também não foi o esperado, mas pela 1ª vez, três brasileiros disputaram o Grand Prix Final, evento reúne os 16 melhores taekwondistas do mundo, de cada categoria. Do Brasil, apenas Talisca Reis, Iris Tang Sing e Netinho Marques estiveram na competição.

Para finalizar a temporada, Netinho ainda conquistou mais um bronze, agora no Mundial Militar da modalidade.

Mais em Taekwondo