Siga o OTD

Taekwondo

Mundial Militar de Taekwondo começa nesta quinta no Rio

A seleção brasileira terá Edival Marques, Iris Sing, Raiany Fidélis Pereira e Maicon Andrade como os principais destaques na competição

Divulgação/CBTKD

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, será a sede do 24ª Campeonato Mundial Militar de Taekwondo. O evento será entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A competição faz parte do calendário do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), coordenado pelos Ministérios da Defesa e do Esporte e organizado pela Marinha do Brasil (MB).

O Brasil estará representado com alguns dos principais destaques. Edival Marques (-68Kg), campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014, do Mundial Junior 2014 e do Pan-americano 2018 na categoria sênior; Raiany Fidélis Pereira (-73Kg), campeã Pan-americana 2018; Iris Tang Sing (-49Kg), campeã Pan-americana 2014, bronze no Campeonato Mundial 2015 na Rússia, campeã dos 6° Jogos Mundiais Militares da Coreia 2015; e Maicon Andrade, bronze na Rio 2016 (+87Kg).

As competições acontecerão no ginásio Amazônia Azul e contarão com a participação de cerca de 340 atletas militares de 29 países, como Alemanha, Bulgária, Canadá, China, Egito, Estados Unidos da América (EUA), Irã, Itália e Rússia. Muitos desses atletas fazem parte do cenário do Desporto de Alto Rendimento mundial e de programas de fomento ao esporte das Forças Armadas, como é o caso do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM).

Nomes de peso da modalidade estão confirmados no Mundial Militar

Atletas de destaque do taekwondo mundial também virão ao Rio de Janeiro. Entre eles, Anastásia Gurkaia (+67Kg), da Rússia, bronze nas Olimpíadas de Londres 2012; Terrence Jennings (-68Kg), dos EUA, bronze nas Olimpíadas de Londres 2012; Luisito Pie (-58Kg), da República Dominicana, bronze nas Olimpíadas Rio 2016; os alemães Gulec Malik (+87Kg) e Alexandre Bachmann (-87Kg), que são campeões mundiais; Yvette Yong (-46Kg), do Canadá, líder do ranking mundial em sua categoria; e Armin Seighalani (-54Kg), do Irã, líder do ranking mundial atual em sua categoria.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Taekwondo