Siga o OTD

Surfe

Medina e Deivid chegam às quartas de final no QS de Portugal

Dois duelos Brasil x Austrália vão abrir as quartas de final do QS 10.000 EDP Billabong Pro Ericeira em Portugal, com Deivid Silva na primeira e Gabriel Medina na segunda bateria.

@WSL / Poullenot

O campeão mundial Gabriel Medina e o também paulista Deivid Silva são os dois brasileiros que seguem na disputa do título do QS 10.000 EDP Billabong Pro Ericeira em Portugal. Nesta sexta-feira (28), eles se classificaram para as quartas de final nas difíceis condições do mar em Ribeira D´Ilhas e terão dois duelos contra a Austrália pela frente.

Deivid já saltou para a sexta posição no WSL Qualifying Series e vai disputar a primeira bateria com Ryan Callinan, novo quinto colocado no ranking. Medina entra na segunda com Ethan Ewing, mas, antes disso, ainda vai ter o peruano Alonso Correa disputando classificação na segunda metade das oitavas de final, que ficou para abrir o sábado (28) em Portugal.

O baiano Bino Lopes também chegou nas oitavas de final na sexta-feira, passando junto com Gabriel Medina na fase anterior, quando deixaram o top australiano do CT Connor O´Leary em 17.o lugar no evento. Medina voltou ao mar na penúltima bateria do dia para enfrentar outro australiano e quase consegue a vitória nas duas últimas ondas que surfou. Ethan Ewing tinha construído seu placar de 13,63 pontos nas duas primeiras dele, que valeram 7,00 e 6,63.

As ondas do Bino Lopes chegaram perto dessas notas, receberam 6,53 e 6,90 e o baiano acabou derrotado por 13,63 a 13,43, ficando em nono lugar no último QS 10.000 antes da Tríplice Coroa Havaiana. Mesmo assim, foi um bom resultado, que já o levou da 63ª para a 27ª posição no ranking do WSL Qualifying Series, que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 do Championship Tour.

Medina entrou para fechar o dia e fez uma das melhores baterias do campeonato contra o francês Joan Duru. Os dois ganharam notas no critério excelente e o brasileiro somou 7,63 com o 8,83 da sua última onda, contra 8,23 e 7,20 do seu oponente no placar de 16,46 a 15,43 pontos. O campeão mundial vem de duas vitórias seguidas em etapas do World Surf League Championship Tour, vai defender o título nas duas da “perna europeia” que começa semana que vem e não perdeu nenhuma bateria ainda nas direitas de Ribeira D´Ilhas, em Portugal.

“Estou feliz por vencer essa, mas foi muito difícil contra o Joan (Duru), que estava surfando muito bem aqui em todas as baterias”, disse Gabriel Medina, que está acompanhado pela família em Portugal e na “perna europeia” do CT a partir da próxima semana. “Eu sempre gosto de competir com a minha mãe e o meu pai na praia, sempre vejo eles no meio da multidão como hoje (sexta-feira) aqui, então é incrível poder fazer um bom show para eles”.

SUBINDO NO RANKING
Quem também passou bem suas duas baterias nas condições difíceis para competir na sexta-feira, com o vento afetando a boa qualidade das direitas em Ribeira D´Ilhas, foi o paulista Deivid Silva. Ele chegou em Portugal em penúltimo lugar na lista dos dez que se classificam para o CT e já pulou para sexto no ranking com a vitória sobre o top da elite, Griffin Colapinto, na abertura das oitavas de final.

Deivid começou bem, atacando forte sua primeira onda para dominar o confronto com a nota 8,33 recebida. Quando o californiano estava com a prioridade de escolha da próxima onda, o brasileiro pegou uma que ele deixou passar para tirar 6,83 e atingir imbatíveis 15,16 pontos. Colapinto assumiu a vice-liderança no ranking com o nono lugar no QS 10000 de Ericeira.

“Estou muito feliz por passar esta bateria, porque o Griffin (Colapinto) vinha sendo um dos melhores surfistas aqui. Ele quebrou em todas as suas baterias”, destacou Deivid Silva. “Eu fiquei amarradão com aquela primeira onda, que foi muito boa e realmente fez a diferença no resultado. Mesmo assim, foi pressão até o fim. Aquela onda que eu peguei na prioridade dele, foi importante também e felizmente ele não conseguiu ondas tão boas. Estou muito feliz por continuar no campeonato, que é superimportante na busca pela vaga no CT”.

Deivid Silva despachou o novo vice-líder do ranking e o peruano Alonso Correa passou para as oitavas de final junto o novo número 1 do WSL Qualifying Series, Kanoa Igarashi. Ele superou o havaiano Keanu Asing, que também é da elite mundial este ano, na briga pelo segundo lugar e vai enfrentar um ex-top do CT, o italiano Leonardo Fioravanti. Esta sexta bateria das oitavas de final será a segunda a entrar no mar no sábado em Portugal. A primeira é entre o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Soli Bailey.

MUDANÇAS NO G-10 – Outros dois brasileiros competiram na sexta-feira, mas não passaram suas baterias pela terceira fase, última de confrontos formados por quatro surfistas. O campeão mundial Adriano de Souza ficou em último na segunda do dia e o potiguar Jadson André em terceiro na dele. Jadson defendia a quinta posição no ranking e já caiu para sétimo, sendo ultrapassado por Deivid Silva e o australiano Ryan Callinan. Esses dois terão um confronto direto na disputa pela primeira vaga nas semifinais do EDP Billabong Pro Ericeira.

Além de Jadson André e Deivid Silva, o paranaense Peterson Crisanto agora em quarto lugar e o catarinense Alejo Muniz em décimo, permanecem no grupo dos dez que se classificam para o CT. Dois já saíram da lista em Portugal, Jack Freestone e Reef Heazlewood, perdendo suas vagas para o também australiano Ethan Ewing, adversário de Gabriel Medina nas quartas de final, e para o neozelandês Ricardo Christie, que está fechando o G-10 e perdeu para Ryan Callinan nas oitavas de final. Ou seja, deve sair porque o italiano Leonardo Fioravanti já está logo abaixo dele e ainda tem o australiano Soli Bailey em quarto lugar na fila.

O QS 10.000 EDP Billabong Pro Ericeira está sendo transmitido ao vivo de Portugal pelo site da WSL.

Mais em Surfe