Siga o OTD

Surfe

Brasileiros barram Kelly Slater em seu retorno a Sydney

Jessé Mendes e Alex Ribeiro eliminaram a lenda norte-americana onze vezes campeã mundial de surfe

Jessé Mendes (foto) e Alex Ribeiro abusaram dos aéreos (foto: @WSL / Smith)

Grande feito dos brasileiros Jessé Mendes e Alex Ribeiro no QS 6000 de Sydney, na Austrália. Eles eliminaram do campeonato nada menos do que a lenda Kelly Slater, onze vezes campeão mundial de surfe. Foi na terceira fase da competição, em Manly Beach, nesta quinta (21).

Com a praia lotada, afinal Slater não competia por lá havia quinze anos, Jessé e Alex pegaram as melhores ondas que entraram na bateria e usaram os aéreos para confirmar a dobradinha brasileira sobre o norte-americano. A vitória garantiu ambos nas oitavas-de-final da competição.

Jessé ganhou por pouco, 14,67 pontos (7,60 e 7,07) contra 14,07 (7,57 e 6,50) de Alex, que havia vencido em Newcastle no fim de semana. Slater amargou a última colocação da disputa, com 6.53 pontos (3,20 e 3,33) ficando atrás também do francês Charly Quivront que somou 11,40 (6,27 e 5,13).

Jessé já foi campeão em Manly Beach dois anos atrás, assim como Slater em 2004. O atual campeão é o brasileiro Deivid Silva.

“Foi muito louco chegar antes da minha bateria e ver uma multidão enorme lotando a praia, pois a gente sempre soube o quão grande é o Kelly (Slater) no mundo todo. Eu estou no CT há algum tempo e já surfei contra ele, então a multidão não me preocupou muito e nem ele. Eu apenas fiz o meu trabalho e deu certo, então estou feliz”, disse Jessé.

Slater lamentou a derrota, mas destacou o apoio da torcida em Sydney: “Eu não consegui encontrar ondas decentes, mas tinha umas ondas boas porque o Jessé (Mendes) e o Alex (Ribeiro) pegaram algumas. É ótimo estar de volta aqui em Sydney e foi impressionante ver esse público enorme na praia”, disse.

Slater é recebido pela multidão ao sair do mar (foto: WSL / Smith)

Mais Brasil na Austrália

Além de Jessé e Alex, Thiago Camarão também passou para as oitavas. Ele ficou em segundo lugar na sua bateria, atrás do australiano Nicholas Squierse. Tomas Hermes ficou em terceiro lugar e acabou eliminado da etapa.

Na próxima fase, Camarão vai dividir a bateria com Jessé e o francês Nomme Mignot. Alex Ribeiro disputa com dois australianos, Jacob Willcox e Nicholas Squiers. Os dois melhores passam.

Mais quatro brasileiros ainda vão disputar a terceira fase nas baterias que ficaram para abrir a sexta-feira (22) às 7h na Austrália, 17h da quinta-feira (21) no horário de Brasília.

Tatiana Weston-Webb

No feminino, A brasileira Tatiana Weston-Webb foi a única sul-americana a avançar para as oitavas de final. Ela venceu a bateria contra a sul-africana Bianca Buitendag, a australiana Alysse Cooper e a espanhola Leticia Canales Bilbao. Tatiana anotou 13,03 pontos, contra 10,90 de Buitendag, 9,80 de Cooper e 7,47 de Bilbao.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Surfe