Siga o OTD

Skate

De olho em Tóquio, Seleção Brasileira de Skate será formada

Dew Tour Letícia Bufoni Tóquio 2020 Pamela Rosa
Divulgação

O Brasil formará, pela 1a vez, a Seleção Brasileira de Skate Street e Park, visando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Com o objetivo de contribuir não só para a conquista de medalhas na Olimpíada de 2020, mas também fomentar, incentivar e viabilizar a prática do skate no Brasil, possibilitando o desenvolvimento, reconhecimento e uma maior identidade para o skate nacional, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Rio de Negócios, anunciam a junção do Calendário Brasileiro de Skate e da plataforma Skate Total Urbe (STU).

Como o skate é muito mais do que um esporte, a plataforma tem em seus pilares de atuação as mais diversas manifestações espontâneas que circundam esse universo. Ao longo de todas as competições, o comportamento urbano estará retratado através da música, das artes visuais, da moda e do audiovisual. Shows, galerias de artes, talks, oficinas e muita criatividade, irão entreter o público ao longo de todo o ano.

“Fazia tempo que o Brasil precisava ter uma posição de destaque no circuito dos grandes eventos internacionais, já que temos grandes nomes e campeões mundiais em várias modalidades. Além do mais, atualmente, com a entrada do skate nos Jogos Olímpicos, a gente precisa ter um calendário forte de competições das modalidades olímpicas, Street e Park e conseguimos isso com a viabilização da plataforma STU, que dará espaço para muito mais skatistas brasileiros e também será o principal critério para formar a nossa seleção brasileira”, diz Bob Burnquist, heptacampeão da Megarampa, maior medalhista do X-Games e hoje Presidente da CBSk.

A plataforma STU tem como objetivo principal garantir um calendário de competições a ser realizado no Brasil, consolidando de vez o país no cenário de grandes eventos nacionais e internacionais no Skate.

O skate nacional tem mostrado nos últimos meses a sua capacidade de mobilização e colaboração. Desde a chegada do Bob à presidência da CBSk, passando pela legitimação da mesma pelo COB, Ministério dos Esportes e World Skate, a união de todos os que trabalham em prol do skate tem permitido cada vez mais sonharmos e pensarmos grande. Essa união com a CBSk faz da plataforma STU um caso único no mundo, garantindo ao skate brasileiro e seus atletas protagonismo nacional e internacional“, declarou Diogo Castelão, sócio-diretor da Rio de Negócios.

Dinâmica Geral

O STU QS 2018 contempla as 10 principais etapas do Calendário Brasileiro de Skate da CBSk, nas modalidades Street e Park, masculino e feminino e será a principal competição nacional a somar pontos para o ranking da Confederação, que formará a Seleção Brasileira de Skate de 2019.

Farão parte da seleção, quatro atletas masculinos e quatro femininos de cada modalidade, totalizando 16 skatistas. Em 2018, a escolha dos skatistas integrantes da Seleção Brasileira será feita exclusivamente através do comitê técnico e será anunciada pela CBSk em Abril.

Sempre foi um sonho para todos nós, que estamos há anos nessa luta, ter no Brasil um circuito profissional desse nível. Nunca o skatista brasileiro teve a oportunidade de viver do skate dentro de seu país, sempre precisando buscar espaço nos Estados Unidos e outros circuitos. Esse movimento vai mudar gerações! Agora vamos viver um sonho. Ter a oportunidade de ser parte da seleção brasileira e ter um caminho a trilhar para buscar uma medalha olímpica é algo formidável“, declarou Pedro Barros, hexacampeão mundial de skate park e a principal promessa brasileira em Tóquio 2020.

Das cinco etapas de cada modalidade, quatro serão qualificatórias e acontecerão em diferentes meses e Estados do país. Já a quinta e última etapa de ambas modalidades, será realizada em novembro, no Rio de Janeiro, no Oi STU OPEN 2018, onde serão conhecidos os integrantes da Seleção Brasileira de Skate do próximo ano.

Cronograma

MÊSDIAEVENTOCIDADE
Março16 a 18Oi STU QS StreetRio de Janeiro / RJ
Maio11 a 13STU QS ParkFlorianópolis / SC
25 a 27STU QS ParkPorto Alegre / RS
Julho27 a 29STU QS StreetSão Luis / MA
Agosto10 a 12STU QS ParkSão Paulo / SP
10 a 12STU QS StreetSão Paulo / SP
Setembro21 a 23STU QS ParkBrasília / DF
Outubro26 a 28STU QS StreetFortaleza / CE
Novembro14 a 18Oi STU OPENRio de Janeiro / RJ

Mais em Skate