Siga o OTD

300m contra o relógio masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Patinação – 300m contra o relógio masculino

Chances do Brasil

Gabriel Félix e Silva será o único representante brasileiro em Lima 2019. Mesmo com o país não conquistando medalhas no Campeonato Pan-Americano da modalidade em novembro, o atleta de 21 anos obteve boa participação em Monterrey e garantiu a classificação para os Jogos na capital peruana. Independentemente da pouca idade, Gabriel Félix é um dos grandes destaques da patinação velocidade nacional e também já representou o Brasil no Roller Games World Championship, o evento máximo do esporte, realizado em 2017, na China. A expectativa é de que o brasiliense possa surpreender nos Jogos Pan-Americanos.

Local da competição

Polideportivo 3 – Villa Deportiva Nacional (VIDENA)

Local: Lima

Capacidade: 860 torcedores

A estrela dos Jogos

Apesar da categoria de 300m contra o relógio ter aparecido em apenas três edições dos Jogos Pan-Americanos, o estadunidense Anthony Muse é dono do melhor resultado individual na disputa. São duas medalhas conquistadas, sendo uma de ouro (Havana 1991) e uma de bronze (em casa, em Indianápolis 1987). Com o desempenho, Muse superou o companheiro de equipe Doug Glass, que faturou uma prata e um bronze em suas participações no torneio.

Medalhistas

ANOMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronze
1987José Lozano
Flag of Argentina.svg Argentina
Doug Glass
Flag of the United States.svg EUA
Anthony Muse
Flag of the United States.svg EUA
1991Anthony Muse
Flag of the United States.svg EUA
Orlando Valencia
Flag of Colombia.svg Colômbia
Doug Glass
Flag of the United States.svg EUA
2011Pedro Causil
Flag of Colombia.svg Colômbia
Emanuelle Silva
Flag of Chile.png Chile
Juan Cruz Araldi
Flag of Argentina.svg Argentina

Quadro de medalhas

OrdemPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeTotal
1Flag of the United States.svg EUA1124
2Flag of Colombia.svg Colômbia1102
3Flag of Argentina.svg Argentina1012
4Flag of Chile.png Chile0101

O esporte

Os competidores correm em sentido anti-horário, sobre uma pista oval. Os procedimentos são semelhantes aos da patinação no gelo. A largura da reta da pista de patinação sobre rodas limita o número de patinadores num páreo. No início de uma corrida, as pontas dos patins dos competidores devem estar exatamente sobre a linha de partida. Um competidor que, deliberadamente, comece antes de o juiz de partida atirar, ou que cause uma falsa largada, é advertido. Numa terceira infração o patinador é desclassificado.
O competidor na dianteira tem prioridade sobre o caminho e só pode ser ultrapassado pela margem externa da pista de patinação enquanto se mantiver na margem interna. A responsabilidade por qualquer obstrução ou colisão e do patinador que estiver ultrapassando, a menos que o patinador na dianteira deliberadamente cometa infração. O vencedor de uma corrida individual de patinação sobre rodas é o primeiro patinador a atingir a linha de chegada com um dos patins.