Siga o OTD

Basquete

Derrota faz Espanha escapar dos Estados Unidos no Mundial

Seleção espanhola perde para a Bélgica no encerramento da primeira fase na Copa do Mundo Feminina e evita duelo contra os EUA até a final

Foto: FIBA

A terça-feira foi marcada pela última rodada da fase de grupos na Copa do Mundo Feminina de Basquete. Com as equipes já sabendo o que precisavam fazer para se classificar e em qual chave cairiam de acordo com cada situação, uma derrota para a Bélgica deixou a Espanha, dona da casa, mais longe das favoritas norte-americanas.

A seleção espanhola, que vinha de duas vitórias nos dois primeiros jogos, ficou atrás da Bélgica – que vinha de uma derrota para o Japão – durante toda a partida. Mesmo com Alba Torrens jogando 27 minutos e anotando 16 pontos, a Espanha foi derrotada pelo placar de 72 a 62. Destaque para os 21 pontos da belga Kim Mestdagh.

Com a derrota, a Espanha foi superada pela Bélgica no saldo de pontos e terminou na segunda posição do grupo C. O detalhe curioso é que o líder do grupo C tem um cruzamento com os Estados Unidos na semifinal, enquanto o segundo colocado é jogado para a outra chave do torneio, só enfrentando as norte-americanas numa eventual final.

Africanas avançam, enquanto latinas passam em branco

As duas seleções representantes do continente africano conseguiram classificação para o mata-mata da Copa do Mundo. Após Senegal e Nigéria conquistarem vitórias inéditas contra seleções europeias, ambas jogarão a partida classificatória para as quartas de finais. Os adversários, no entanto, serão duros: enquanto as nigerianas enfrentam as gregas, as senegalesas têm pela frente as espanholas.

Quem se deu mal nesta primeira fase de competição foram Argentina e Porto Rico. Os representantes da América Latina saíram sem uma vitória sequer da Copa do Mundo. As porto-riquenhas foram superadas por Bélgica, Espanha e Japão, enquanto a Argentina perdeu para Turquia, Austrália e Nigéria.

Por outro lado, a América do Norte está 100% na competição. Os Estados Unidos, de forma nada surpreendente, venceram os três jogos que realizaram. Além disso, o Canadá conquistou a primeira posição do grupo A ao vencer a forte seleção francesa, a Grécia e a Coreia do Sul.

Os jogos da segunda fase da Copa do Mundo ocorrem nesta quarta-feira, enquanto as quartas de finais serão disputadas na sexta.

Jogos do mata-mata

Espanha x Senegal (o vencedor enfrenta o Canadá)
China x Japão (o vencedor enfrenta a Austrália)
França x Turquia (o vencedor enfrenta a Bélgica)
Nigéria x Grécia (o vencedor enfrenta os Estados Unidos)

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Basquete