Siga o OTD

Judô

David Moura bate Baby e leva Reação ao título do Grand Prix

Divulgação CBJ

David Moura supera Rafael Silva, o Baby, na luta final e leva o Reação à virada sobre o Pinheiros no Grand Prix de Judô.

Pelo segundo ano consecutivo as equipes do Esporte Clube Pinheiros e do Instituto Reação decidiram o título do Grand Prix Nacional de Judô Masculino. Os pinheirenses tentavam defender o título em busca do 10º ouro da competição, enquanto os cariocas do Reação tentavam seu primeiro troféu. A disputa neste domingo (18) foi emocionante, pois o Pinheiros chegou a abrir 2 a 0 e viu o adversário empatar em 2 a 2. Na luta que valia a taça, David Moura venceu Rafael Silva, o Baby e levou sua equipe (do Instituto Reação) ao delírio com a conquista.

Primeira fase do Grand Prix

Doze clubes começaram divididos em quatro grupos de três na disputa do Grand Prix Nacional de Judô. Os oito melhores avançariam para a segunda fase. As disputas eram divididas em melhor de 5 lutas. Quem levasse vantagem conquistava dois pontos e o perdedor zero. No primeiro round foram eliminados: Associação Judô Queiroz (PI), Esporte Clube Vitória (BA), Associação Natal de Judô (RN) e Fundação Municipal de Esportes e Lazer de São José (SC).

Segunda fase do Grand Prix

As oito equipes que avançaram foram divididas em dois grupos de quatro, em que os quatro melhores avançariam. Pinheiros, no Grupo A, e Reação, no Grupo B, sobraram. Para se ter uma noção, o Pinheiros conseguiu 10 ippons e o Reação 8 em 15 lutas. Nesta fase ficaram para trás Minas Tênis Clube (MG), Jequiá Iate Clube (RJ), A D Santo André (SP) e Academia Espaço Marques Guiness.

Semifinais do Grand Prix

As semifinais foram decididas entre Pinheiros (SP) x Sogipa (RS) e Reação (RJ) x Paineiras (SP).

Pinheiros 4 x 1 Sogipa

Pelo lado do Pinheiros, venceram:
Charles Chibana derrotou Daniel Cargnin
Marcelo Contini derrotou David Lima
Eduardo Santos derrotou João Macedo
Rafael Silva (Baby) derrotou Renan Nunes

Pelo lado do Sogipa, venceu:
Rafael Macedo derrotou Gabriel Oliveira

Instituto Reação 3 x 2 Paineiras

Pelo lado do Instituto Reação, venceram:
Marcos Eduardo Seixas derrotou Eduardo Katsuhiro Barbosa
Victor Penalber derrotou Adriano Miwa de Souza
David Silva derrotou Rafael Buzacarini na luta final

Pelo lado do Paineiras venceram:
Marcelo Fuzita derrotou Fellipe de Almeida
Raphael Magalhães derrotou Nacif Elias

Final do Grand Prix

A grande final do Grand Prix Nacional de Judô marcou o encontro das duas melhores equipes da competição, com atletas olímpicos na disputa. O Pinheiros foi escalado com Charles Chibana, Marcelo Contini, Leandro Guilheiro, Eduardo Santos e Rafael Silva, o Baby.

Já o Instituto Reação foi escalado com: Luiz Felipe Henriques, Marcos Eduardo Seixas, Victor Penalber, Nacif Elias e David Moura.

A competição foi emocionante. No primeiro combate, Chibana superou Luiz Felipe Henriques e abriu 1 a 0 para o Pinheiros. Na sequência, Marcelo Contini superou Marcos Eduardo Seixas e deixou o Pinheiros a uma vitória do deca campeonato. No entanto, o Reação fez jus ao seu nome. Primeiro com Victor Penalber derrotando Leandro Guilheiro e deixando a disputa em aberto: 2 a 1. Então, Nacif Elias bateu Eduardo Santos e tudo ficou empatado. A luta final seria espetacular: entre dois dos melhores judocas brasileiros da atualidade e que, certamente, brigarão entre si por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: David Moura e Rafael Silva, o Baby.

A disputa, como sempre é entre os dois, foi travada. Um tentando neutralizar o outro. E nesse jogo, David Moura levou a melhor, pois Baby tomou três shidôs (punições) e perdeu a luta. Assim, o Reação acabou com a hegemonia pinheirense na competição e levou o troféu do Grand Prix para casa.

Na disputa do bronze, o Sogipa venceu o Clube Paineiras do Morumby (SP), anfitrião dessa 14ª edição do torneio, por 4 a 1.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô