Siga o OTD

Judô

Eleudis Valentim é ouro no GP de Zagreb; Jéssica leva bronze

Brasileira Eleudis Valentim vence a húngara Reka Pupp e fica com o ouro; Jéssica Pereira é bronze na mesma categoria. Assista ao vivo as demais disputas.

No primeiro dia do Grand Prix de Zagreb, cinco brasileiros disputaram a classificação na Croácia, mas apenas Eleudis Valentim conquistou vaga na final da competição. Na tarde desta sexta-feira (29), ela superou a húngara Reka Pupp na final e ficou com o ouro na categoria 52kg. Ainda na mesma categoria, Jéssica Pereira ficou com o bronze após vitória sobre a norte-americana Angelica Delgado.

Eleudis encarou uma adversária complicada na grande final: a húngara Reka Pupp, que havia vencido a brasileira Jéssica Pereira com um ippon na semifinal. No entanto, Eleudis conseguiu devolver na mesma moeda. Com um ippon por imobilização, iniciado faltando 10 segundos para o término da luta, ela derrotou sua oponente. Vale ressaltar que ela já havia conseguido um waza-ari também no minuto final. Vitória incontestável para a brasileira.

“Não tenho palavras. Estou muito feliz com meu desempenho e por subir no pódio de um campeonato tão forte e grandioso como esse”, destacou a campeã Eleudis, ouro também nos Abertos Pan-Americanos de Santiago e de Lima no início do ano.

Veja abaixo:

Na mesma categoria, a brasileira Jéssica Pereira derrotou a norte-americana Angelica Delgado, na disputa do bronze e assegurou mais uma medalha para o Brasil.

“Fiquei com o bronze e estou muito feliz com essa conquista por ser minha primeira medalha em Grand Prix”, comemorou Jéssica após sua terceira medalha no ano. Ela foi campeã do Aberto de Praga, em março, e do Campeonato Pan-Americano, em abril.

Confira como foi a luta:

+ CLIQUE AQUI PARA VER AS CHAVES COMPLETAS

Na semifinal da ordem 52 Kg, Eleudis Valentim, enfrentando Petra Nareks (SLO), venceu com um waza-ari e um ippon, conquistando uma vaga na final.

Na mesma categoria, Jéssica Pereira encarou Reka Pupp (HUN) e foi derrotada, sofrendo um ippon. Jéssica ainda disputará o terceiro lugar no pódio com a americana Angelica Delgado.

Já na repescagem estão Gabriela Chibana, que lutou com a belga Anne Sophie Jura, e foi eliminada.

Tamires Crude, enfrentando Ivelina Ilieva (BUL) também não seguiu na competição, sofrendo um waza-ari e um ippon.

Confira como foram as lutas dos brasileiros:

Disputando com Abderrahmane Hoummani (MAR) na categoria ligeiro – até 60 Kg -, Felipe Kitadai venceu com um waza-ari.

Na segunda luta, porém, o único representante masculino no primeiro dia de disputa perdeu para o turco Bekir Ozlu, que aplicou com sucesso um waza-ari e um ippon, eliminando o brasileiro.

Em sua primeira luta do dia, a também ligeiro Gabriela Chibana superou Bazarragchaa Erdenebat (AZE), com dois wara-aris.

Nas quartas de final, Chibana manteve o confronto equilibrado com Maria Siderot (POR) e a luta só foi decidida no golden score, dando a vitória à portuguesa, que aplicou um waza-ari na brasileira.

Já na categoria meio-leve, Eleudis Valentim venceu Mariana Esteves no golden score, em uma luta equilibrada. A classificação para a semifinal do torneio veio com dois waza-aris diante de Angelica Delgado (USA).

Disputando no mesmo grupo, Jéssica Pereira venceu Buyankhishig Purevsuren (AZE) com um waza-ari.

A brasileira também se classificou para a semi, com um waza-ari para cima de Anja Stangar (SLO).

A leve Tamires Crude, como todos os outros brasileiros na disputa, também venceu sua primeira luta. Competindo com Loredana Ohai (ROM), dominou com um waza-ari.

No segundo confronto, desta vez com a alemã Theresa Stoll, Tamires não conseguiu reverter o primeiro waza-ari da adversária e perdeu a luta sofrendo um ippon.

AGENDA – GRAND PRIX DE ZAGREB 2017

Quinta-feira 28/09
9h – Sorteio das chaves

Sexta-feira – 29/09
Gabriela Chibana (48kg)
Eleudis Valentim (52kg)
Jéssica Pereira (52kg)
Tamires Crude (57kg)
Felipe Kitadai (60kg)

Sábado – 30/09
Barbara Timo (70kg)
Eduardo Katsuhiro (73kg)
Lincoln Neves (73kg)
Leandro Guilheiro (81kg)
Vinícius Panini (81kg)

Domingo – 01/10
Camila Yamakawa (+78kg)
Rafael Macedo (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Rafael Buzacarini (100kg)
Ruan Isquierdo (+100kg)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô