Siga o OTD

Judô

Capital do Uzbequistão sediará o próximo Mundial de Judô

Tashkent já recebe desde 2013 uma etapa Grand Prix do circuito mundial. Em 2020 não há Mundial por conta das Olimpíadas

Mundial de judô em 2021 será em Tashkent, capital do Uzbequistão
(divulgação/FIJ)

O próximo Campeonato Mundial de Judô será realizado na cidade de Tashkent, a capital do Uzbequistão, em setembro de 2021. Este ano o torneio não é realizado por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A cidade de Tashkent tem sido um nome recorrente no circuito mundial de de judô, sediando uma etapa de Grand Prix deste 2013.

O Brasil teve medalhistas lá logo no primeiro ano, como o ouro de Ketleyn Quadros, prata de Alex Pombo e bronze de David Moura, e em 2014 com bronzes de Maria Portela e Eleudis Valentim.

+ Após Mittersill, seleção chega em Roma para nova fase de treinos

Tashkent foi anunciada como a capital mundial de judô no ano que vem após a assinatura do acordo entre o presidente da federação internacional da modalidade (FIJ), Marius L. Vizer, e o presidente da federação nacional usbeque, Azizjon Kamilov, na sede do Comitê Olímpico daquele país.

De acordo com o anúncio, a federação do Uzbequistão tem trabalhado constantemente para entregar uma infraestrutura moderna e de alta qualidade, visando organizar o melhor Campeonato Mundial de judô possível, uma das razões pelo qual foi escolhido para sediar a competição.

“Este campeonato é uma ótima ocasião para promover os valores do Uzbequistão e do judô para o mundo. Espero que este grande evento seja uma inspiração para as gerações mais jovens de todo o mundo desfrutarem do judô e de todos os outros esportes”, disse o presidente da FIJ, durante a coletiva de imprensa após a assinatura do acordo.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Instagram

Além disso, pela primeira vez na história do judô, a FIJ e a IBSA, que organiza as competições paralímpicas de judô, planejam realizar a competição para atletas com deficiência visual imediatamente após o Campeonato Mundial de judô em Tashkent em 2021.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô