Siga o OTD

Judô

Campeonato Brasileiro Interclubes de judô conhece campeões

Competição realizada neste sábado, no Clube Paineiras, em São Paulo, distribuiu 145 pontos no Ranking Sub-21 classificatório para as etapas internacionais

Divulgação

Depois das disputas do Sub-18 na sexta-feira (01), o Clube Paineiras do Morumby recebeu neste sábado (02) os judocas da classe Sub-21 para o segundo e último dia de competições do Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô – Meeting Nacional da Base. O evento Júnior reuniu 168 judocas de 86 clubes brasileiros em busca dos 145 pontos no Ranking Nacional Júnior classificatório para as etapas internacionais da seleção brasileira.

Para os judocas que não conseguiram alcançar a pontuação máxima na Seletiva Nacional Sub-21, o Meeting foi uma segunda chance de buscarem a liderança do Ranking e, consequentemente, a vaga nas Copas Europeias de Bad Blankenburg e Bremen, na Alemanha, em março. Todos os líderes dos pesos Ligeiro, Meio-Leve, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado terão investimento direto da CBJ para representarem o Brasil neste estágio na Alemanha.

A única exceção será o Superligeiro (44kg e 55kg), que foi cancelado do programa do Circuito Mundial Júnior pela Federação Internacional de Judô.

“A Federação Internacional nos informou sobre essa mudança exatamente na véspera do Meeting. Por isso, preferimos aguardar e avaliar junto com a comissão técnica da seleção sub-21 todos os cenários possíveis para os atletas do 44kg e do 55kg. Vamos analisar essa situação e, em breve, informaremos quais serão os ajustes”, explica Marcelo Theotônio, gestor das equipes de base da CBJ.

Resultados finais

No período da manhã, foram disputadas as categorias Superligeiro, Ligeiro, Meio-Leve e Leve, no feminino e no masculino. Os judocas que levaram o título e os 145 pontos do Meeting nesta fase foram Hanna Nascimento (44kg), Natasha Ferreira (48kg), Maria Taba (52kg), Shirlen Nascimento (57kg), Emerson Silva (55kg), Aristides Lucena Jr (60kg), Willian Lima (66kg) e Jeferson Santos Jr (73kg).

Nas categorias disputadas na parte da tarde, os campeões foram Bruna Bereza (63kg), Marcelo Gomes (81kg), Eduarda Rosa (70kg), Igor Morishigue (90kg), Giovana Fontes (78kg), Lucas Lima (100kg), Luiza Cruz (+78kg) e Gustavo Prado (+100kg).

Dos 86 clubes participantes, 55 voltaram para casa com, pelo menos, um pódio.

O melhor desempenho na competição toda (Sub-18 e Sub-21) foi do Instituto Reação, do Rio de Janeiro, que conquistou quatro ouros, duas pratas e três bronzes. O Pinheiros levou três ouros, duas pratas e três bronzes para ficar em segundo lugar geral, enquanto o Sesi-SP levou dois ouros, uma prata e três bronzes para ficar na terceira colocação.

Mais em Judô