Siga o OTD

Futebol

Santos bate Corinthians e conquista título do Brasileirão

Foto: Marcelo Pereira / All Sports

Sereias da Vila vencem Corinthians e conquistam título inédito para o Santos na Arena Barueri pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

As Sereias da Vila voltaram a demonstrar superioridade e conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. O triunfo por 1 a 0 sobre o Corinthians na Arena Barueri se somou aos 2 a 0 aplicados na Vila Belmiro, concedendo o título ao Santos. Esta foi a primeira conquista do tipo na história das Sereias da Vila, que nunca haviam passado além da segunda fase no torneio nacional.

O destaque do duelo foi a argentina Sole Jaimes, que marcou o gol do triunfo santista. Sole é a artilheira do clube na temporada, contando com a equipe masculina – o maior goleador do Santos em 2017 é Kayque, com nove gols. Apenas no Brasileiro, Sole marcou 18.

O jogo

Com a desvantagem de ter perdido o primeiro duelo, o Corinthians teve que entrar em campo avançado. A equipe entrou em campo com Fabi Simões como titular, que retornava de lesão, para dar mais velocidade à equipe. Logo aos dois minutos de jogo, o Corinthians chegou forte com Fabi Simões pela direita. Ela fez o cruzamento para Gabi, que ajeitou para Nenê mandar a bola por cima do gol. O Timão pressionava, enquanto o Santos não conseguia passar do meio de campo durante os primeiros minutos.

O Santos abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Na primeira chegada do Peixe ao ataque, Maria cruzou para a argentina Sole Jaimes. A artilheira cabeceou sem chances de defesa para a goleira corintiana e aumentou ainda mais a vantagem santista. Com o gol adversário, o Corinthians precisaria vencer por três de diferença para conquistar a taça.

Apesar de precisar de um placar elástico, o Corinthians sentiu o gol adversário e não conseguiu criar muito mais após o gol de Sole Jaimes. Enquanto isso, o Santos aproveitava para reter mais a bola no meio de campo e não dar chances às adversárias.

Segundo tempo

O segundo tempo foi truncado no meio de campo e sem grandes chances para as duas equipes. O Santos era efetivo em segurar a pressão corintiana e, a cada minuto, ficava mais difícil esperar uma virada das donas da casa. Apenas aos 28 minutos da segunda etapa o Corinthians conseguiu uma chance clara de gol. Após uma cobrança de escanteio, Mimi cabeceou para a defesa da goleira Dani. A bola parou em cima da linha e, apesar das reclamações da equipe do Corinthians, a árbitra mandou o jogo seguir.

O Santos, por sua vez, apostava em contra-ataques para tentar matar a partida. Aos 37 minutos, Cida conseguiu invadir a área, mas a bola foi interceptada pelas marcadoras. Quando tinha a bola, a equipe trocava passes para passar o tempo. O Corinthians, por sua vez, tentava roubar a bola para buscar pelo menos um empate. Apesar das tentativas, no entanto, o placar terminou com triunfo do Santos.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Futebol