Siga o OTD

Futebol

Vadão analisa grupo do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2019

Brasil está no grupo C e estreia diante da Jamaica, no dia 9 de junho em Grenoble. Em seguida, terá pela frente Austrália (13) e Itália (18). O técnico da Seleção, Vadão, falou sobre o que esperar da competição.

FIFA.com / Getty Images

A Seleção Brasileira Feminina conheceu neste sábado (08), em sorteio realizado em Paris, na França, os adversários da fase de grupos da Copa do Mundo França 2019. No Grupo C, as brasileiras farão o primeiro jogo diante da estreante em Mundiais, a Jamaica, no dia 9 de junho, em Grenoble. Na sequência terá Austrália, no dia 13, em Montepellier, e Itália, no dia 18, em Valenciennes.

Estiveram representando o Brasil no evento o Diretor Executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo, o Vice-Presidente, Fernando Sarney, o Coordenador de Seleções Femininas, Marco Aurélio Cunha, e o técnico da Seleção Feminina Principal, Vadão.

– O grupo é bem equilibrado, nós conhecemos bem a Austrália, a Itália tem feito um investimento muito grande no futebol feminino, inclusive temos até a Thaísa (volante da Seleção) jogando no futebol italiano. A única surpresa é a Jamaica, que não conhecemos muito bem, mas vamos estudar muito daqui pra frente – analisa Vadão.

Se por um lado a equipe brasileira nunca enfrentou a Jamaica, por outro terá “velhas conhecidas” no mesmo grupo. O último duelo diante da Itália aconteceu no Torneio das Nações, em 2016, em Manaus, na oportunidade o Brasil venceu por 5 a 3. Já a Austrália é um eventual adversário da equipe brasileira.

– A gente tem jogado muito contra a Austrália, em torneios, amistosos, Copa do Mundo e Olimpíada. Na última edição do Mundial, elas nos eliminaram, na Olimpíada fomos nós que eliminamos elas, então é um adversário constante e nós nos conhecemos bem e isso dá um bom parâmetro para os dois lados – revela o comandante da equipe brasileira.

O sorteio da fase de grupos marca oficialmente a abertura da primeira Copa do Mundo Feminina na França, a oitava edição da competição feminina. A cerimônia contou com a presença do pentacampeão mundial e melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2017, Kaká, além de grandes estrelas do futebol feminino, como Alex Scott, ex-jogadora da Inglaterra, e Aya Myama, campeã mundial com o Japão, em 2011.

– O sorteio foi uma grande festa, foi muito bonito! Nós gostamos muito de ter participado. Acho que a nossa chave tem a dificuldade pela Jamaica, que é uma equipe que não tem uma história muito grande no futebol feminino e é uma surpresa, então acaba sendo um adversário a ser batido e qualquer dificuldade nesse sentido bota em risco a classificação. Temos a Austrália, que constantemente temos jogado, seja em Copa do Mundo ou Olimpíada, fizemos vários amistosos também e é um time muito forte. A Itália está mudando muito seu patamar no futebol feminino, tem melhorado muito e aprimorado, nós jogamos contra a Itália no Torneio de Manaus, em 2016, e foi um jogo interessante foi 5 a 3, e elas melhoraram muito de uns tempo pra cá. Um caminho muito bom para o Brasil, vai ser difícil, mas acho que é uma chave que dá para ter uma expectativa positiva – revela Marco Aurélio Cunha.

A Copa do Mundo França 2019 será a segunda edição com 24 seleções. O jogo de abertura será no dia 7 de junho entre França e Coreia do Sul, no estádio Parc des Princes, já a final será no dia 7 de julho, em Lyon. Serão nove sedes: Paris, Lyon, Montpellier, Nice, Valenciennes, Reims, Le Havre, Grenoble e Rennes.

Confira os grupos:

GRUPO A: França, Coreia do Sul, Noruega e Nigéria

GRUPO B: Alemanha, China, Espanha e África do Sul

GRUPO C: Austrália, Itália, Brasil e Jamaica

GRUPO D: Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão

GRUPO E: Canadá, Camarões, Nova Zelândia  e Holanda

GRUPO F: Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Futebol