Siga o OTD

Boxe

Seleção que vai para a Missão Europa tem dez atletas

Delegação foi confirmada após os integrantes testarem negativo para o novo coronavírus. Embarque está marcado para sexta-feira

Bia Ferreira boxe
Bia Ferreira é a maior esperança de medalha nos Jogos de Tóquio (COB)

A seleção brasileira olímpica de boxe que vai para a Missão Europa em Portugal foi definida na manhã desta quinta-feira (16). Ao todo são dez atletas, dentre eles a campeã mundial e atual número um do mundo Bia Ferreira (60kg). O embarque está marcado para essa sexta-feira (17).

Além de Bia Ferreira, vão Jucielen Cerqueira (57kg), Gleisiele Gomes (64kg), Luiz Gabriel (57kg), Wanderson Oliveira (63kg), Luiz Fernando (69kg), Hebert Sousa (75kg), Keno Machado (81kg), Abner Teixeira 91kg e Joel Silva (+91kg). No comando, o head coach Mateus Alves e o treinador Leonardo Macedo. Todos testaram negativo para o novo coronavírus.

“Em momento de muita dificuldade e instabilidade no mundo do esporte, e também nos países de forma geral, temos a chance de reintegrar a equipe e iniciar uma base de preparação dos aspectos técnicos e físicos”, avaliou Mateus Alves. “Isso em um ambiente com alto controle de protocolos médicos visando a reabertura do calendário esportivo internacional, possivelmente nós próximos meses”, acrescentou.

boxe seleção brasileira missão europa portugal
Hebert Sousa foi bronze no mundial do ano passado (instagram/hebertwilianboxe)

Complexo Desportivo Rio Maior

A equipe fará a preparação no Complexo Desportivo Rio Maior, especialmente preparado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) para os atletas. O complexo fica na cidade que lhe dá nome, Rio Maior. O retorno está previsto para ocorrer entre os dias 15 e 22 agosto.

Portugal foi escolhido como destino principal do Time Brasil na Europa por encontrar-se em um estágio avançado da contenção da pandemia do novo coronavírus, além do bom relacionamento do COB com o Comitê Olímpico de Portugal (COP).

“O COB agradece imensamente ao fundamental apoio do Comitê Olímpico de Portugal, através de seu presidente José Manuel Constantino, que não poupou esforços junto às autoridades locais para viabilizar a entrada do Time Brasil no país nesse momento”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Protocolos

Para conseguir realizar a operação, foram desenvolvidos protocolos rígidos de controle contra a contaminação da Covid-19, como os testes feitos com a seleção olímpica de boxe.

Assim que chegarem a Portugal, os atletas da seleção brasileira de boxe repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia, quando estarão liberados para os treinamentos esportivos. Além disso, uma terceira testagem está prevista antes do regresso de cada atleta ou oficial ao Brasil.

“A Missão Europa tem grande importância para o esporte olímpico brasileiro. É uma ação que representa a retomada dos treinamentos após um período bem duro para nossos atletas”, declarou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Boxe