Siga o OTD

Basquete

Vasco suspende equipe profissional e fica fora do NBB

O Vasco da Gama anunciou neste sábado, por meio de nota oficial em seu site, que suspendeu por uma temporada a sua equipe profissional de basquete. Desta forma, a equipe carioca não disputará a próxima edição do Novo Basquete Brasil.

Na nota, o clube explica que a medida foi tomada visando uma “reestruturação financeira” e lamentou a decisão “sem dúvida alguma impactante para torcedores e profissionais de uma modalidade tão tradicional e com histórico de conquistas inestimáveis”.

Por fim, o Vasco ainda agradeceu os serviços de Jorge Veríssimo, vice-presidente de Quadra e Salão do clube, que se desligou do cargo e ainda não tem um substituto.

Tradicional no fim dos anos 90 e início dos 2000, tendo conquistado nove títulos (dois Brasileiros, duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes), o Vasco retomou o basquete profissional em 2015/2016 quando venceu a Liga Ouro.

Nas três edições do NBB de lá para cá, os cruz-maltinos ficaram em nono lugar (2016/2017), 11º (2017/2018) e 13º (2018/2019). Nos dois primeiros anos, a equipe avançou aos playoffs, mas foi eliminada nas oitavas de final. Na edição deste ano, o time escapou do rebaixamento e terminou na penúltima posição. Agora, se quiser voltar ao NBB, o Vasco terá de disputar novamente a Liga Ouro.

Confira a nota na íntegra:

Em árduo processo de reestruturação financeira, o Club de Regatas Vasco da Gama comunica que suspendeu as atividades do basquete profissional por uma temporada. O Clube lamenta por tomar decisão sem dúvida alguma impactante para torcedores e profissionais de uma modalidade tão tradicional e com histórico de conquistas inestimáveis. Trata-se de uma medida motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros. Decisões como esta, por vezes dolorosas, fazem parte deste processo de recuperação financeira que está em curso no Clube, condição indispensável para que o Vasco da Gama, o mais brevemente possível, faça jus à tradição de estar presente, com força, em todos os esportes. Por fim, o Clube agradece aos serviços prestados pelo Vice-Presidente de Quadra e Salão, Jorge Veríssimo, à frente da pasta. Respeitamos sua decisão de se desligar da VP e em breve anunciaremos um novo nome para substitui-lo.

Mais em Basquete