Siga o OTD

Basquete

Em casa, Flamengo domina Franca e abre vantagem na final do NBB

Flamengo é melhor do início ao fim, aproveita falhas defensivas do Franca e bate o rival por 82 a 68 no jogo 1 da finalíssima

As duas melhores equipes do basquete brasileiro na temporada 2018/2019 começaram a decidir o título do Novo Basquete Brasil, a principal competição da modalidade no país. Atuando em casa e contando com o apoio da torcida no Maracanãzinho, o Flamengo dominou o primeiro jogo da série melhor de cinco, não deu chances ao Franca e venceu por 82 a 68.

Melhor campanha na fase regular, Franca terá dois mandos de quadra na sequência da disputa. No entanto, com o triunfo em casa, o Flamengo abriu vantagem no confronto e precisa de duas vitórias para conquistar a taça do NBB. O próximo duelo acontecerá na quinta-feira (23), às 20h (de Brasília), no Ginásio Pedrocão.

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O JOGO

Apesar do início equilibrado nos primeiros minutos, o Flamengo começou a administrar as ações e passou a impor o ritmo. Olivinha brilhou com bolas de três e foi crucial na atuação da equipe, que levou cinco pontos de margem ao término do primeiro período: 20 a 15.

Na sequência, o ritmo dos dois times continuou o mesmo. O Rubro-Negro seguiu com a superioridade e bom rendimento ofensivo, enquanto o clube do interior paulista parecia sentir a pressão de uma grande decisão de NBB e registrava muitos problemas na defesa. Antes do intervalo, vitória parcial dos mandantes por 48 a 32.

https://twitter.com/NBB/status/1130114520628600832

Gustavo De Conti, jovem treinador de 39 anos, rodou bastante o elenco. Ainda assim, o Flamengo não perdeu a intensidade e seguiu atropelando o rival. Helinho Garcia, por outro lado, tentava reanimar os jogadores de Franca. Lucas Dias, Didi e Alexey chamavam a responsabilidade, mas não foi o suficiente. David Jackson, destaque no início, caiu de rendimento.

Gerenciando a diferença confortável no placar e segurando o ímpeto final do adversário, o Flamengo assegurou o resultado de 82 a 68 e demonstrou força para os próximos confrontos. Muito abaixo do esperado, Franca espera mudar a postura para seguir brigando pela inédita taça.

DESTAQUES

Pelo lado do Flamengo, Olivinha foi o cestinha da equipe e da partida. Com direito a cinco acertos e seis arremessos de três, o ídolo registrou 23 pontos. Marquinhos (14), Deryk (11) e Varejão (10) também contribuíram para a bela atuação coletiva.

https://twitter.com/NBB/status/1130141968372125702

No Franca, Lucas Dias e Alexey anotaram 15 pontos no Maracanãzinho. David Jackson foi responsável por outros 13, mas não foi o suficiente para evitar o tropeço no Rio de Janeiro.

Mais em Basquete