Siga o OTD

Basquete

Brasília vence o Corinthians na primeira pelas oitavas do NBB

Em casa, time da capital suou no segundo tempo para derrotar o Corinthians e fazer 1 a 0 na melhor de três que vale vaga nas quartas-de-final do NBB

Divulgação

O Brasília saiu na frente no confronto contra o Corinthians pelos playoffs das oitavas-de-final do NBB. A equipe venceu o primeiro jogo por 87 a 78 neste sábado 30, jogando em casa, no Ginásio da ASCEB.

O próximo será em São Paulo, na quinta-feira (4), e se o Brasília vencer fecha o confronto. Senão, haverá um terceiro e decisivo duelo novamente na casa do Corinthians com data ainda a ser definida.

Graterol foi o grande nome do jogo nas estatísticas, fazendo um duplo-duplo de respeito com 17 pontos e mais 18 rebotes. Nezinho também fez um duplo-duplo, com 13 pontos e mais 10 assistências. Ronald contribuiu com 18 pontos, e Graham com outros 13.

A bola do jogo, porém, foi de Graham. A 57 segundos do término, ele deu uma finta espetacular em Humberto e colocou na bandeja, levando a distância para 82 a 77 e acabando com os visitantes.

Pelo lado do Corinthians, Giovanonni mais uma vez foi um monstro. Mais do que os 22 pontos, cestinha do jogo, e seis rebotes, o segundo melhor do time atrás apenas dos sete de Abner, ele carregou o time nas costas com muita raça e acertos em momentos decisivos.

Um detalhe importante chamou a atenção dos presentes. Além da estreia de Brasília e Corinthians nos palyoffs, quem também debutou, mas no campeonato, foi o árbitro de vídeo. Ele foi utilizado em algumas ocasiões para esclarecer se arremessos foram de dois ou três pontos e casos de falta.

Brasília começa melhor

No primeiro tempo o Brasília comandou as ações nos dois quartos, mas foi no primeiro que garantiu a vantagem parcial. Fez 22 a 14 e depois 22 a 20. O domínio foi fruto de uma defesa bem forte, especialmente com Ronald fechando o garrafão. “A ideia é defender bem para o ataque fluir”, afirmou o jogador na volta para o segundo tempo.

O time dominou toda as estatísticas, especialmente os rebotes. Foram 20, sendo 8 ofensivos, contra 15 do Corinthians. Graterol, sozinho, pegou 7. Na pontuação, ele foi o cestinha com 10 e Graham anotou 8. No Corinthians, Giovannoni, Parodi e Douglas Santos fecharam o primeiro tempo com 6 cada.

Apesar do domínio, foi o Corinthians que terminou melhor a primeira etapa, reduzindo a distância para o Brasília a dez pontos. Ela havia beirado os vinte.

Corinthians renasce no segundo tempo

O Corinthians manteve o ritmo na volta do vestiário e cortou a vantagem para cinco na metade do período com uma bolaça de três pontos de Giovannoni. Foi a senha para o técnico do Brasília, André Germano, parar o jogo. A bola colocou, ainda, o jogador do Corinthians como o cestinha da partida até então com 12 pontos contra os 11 de Graterol.

Logo depois, em dois lances livres em falta recebida após ganhar um rebote na marra, Giovannoni reduziu a desvantagem para 54 a 50. Nessa altura, ele já somava 16 pontos.

A partir daí o cresceu a tensão. As duas torcidas entraram em quadra, o banco de Brasília tomou uma técnica por reclamação, depois o corintiano Fuller “devolveu o favor” e o jogo entrou no quarto decisivo com uma posse de vantagem para os anfitriões: 60 a 57. A parcial do terceiro quarto foi 23 a 15 para o time visitante.

No começo do quarto período o Corinthians apertou ainda mais ao deixar a diferença em um ponto quando Nezinho perdeu uma bola na quadra de defesa. No ataque seguinte do Corinthians, tudo igual em 63. Nezinho se redimiu com uma bola de três que recolocou a vantagem em três.

No começou da metade final do quarto, Graterol e Ronald fizeram o diabo em quadra. Pegaram rebotes, deram toco, tomaram faltas com cestas e conseguiram subir a diferença. A dois minutos do fim o placar marcava 79 a 71. Após a bola do jogo, com Graham a 57 segundos do fim, Ronald ainda martelou uma cravada para levantar o ginásio e fechar o caixão.

 

Mais em Basquete