Siga o OTD

Basquete

Tabela da Liga das Américas de basquete masculino 2019

Divulgação

Tabela da Liga das Américas de basquete masculino 2019

Final 4

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR

Fase Semifinal

Primeira Fase

 

A FIBA Americas anunciou, nesta terça-feira, os grupos e as datas da fase de classificação da Liga das Américas 2019, principal competição do basquete latino-americano. Com início marcado para o dia 18 de janeiro do próximo ano, as sedes serão definidas nos próximos dias.

A competição contará com a participação de, pelo menos, dois times brasileiros: Paulistano e Mogi das Cruzes, os últimos finalistas do NBB. Além deles, o Sesi Franca Basquete poderá ser outro representante brasileiro, caso vença a final da Liga Sul-Americana, que se iniciará nesta sexta-feira (07/12), contra o Instituto de Córdoba (ARG).

Campeão do NBB 2017/2018, o Paulistano será o primeiro time brasileiro a estrear pela “Libertadores do Basquete”. No Grupo A, o time comandado pelo técnico Régis Marrelli entrará em quadra entre os dias 18 e 20 de janeiro e terá como adversários o Atenas (ARG), o Malvin (URU) e o Titanes de Barranquilla (COL).

Entre os dias 25 e 27 de janeiro, a bola subirá no Grupo B ainda não conhece, exatamente, suas quatro equipes. Duas equipes mexicanas estão confirmadas no grupo, o Capitanes e o Soles de Mexicali, além do Real Estelí, da Nicaraguá, e o vencedor da série final da Liga Sul-Americana entre Franca e Instituto de Córdoba (ARG).

O Grupo C marcará a reedição da última final da Liga das Américas, entre São Lorenzo (ARG) e Mogi das Cruzes – vencida pelo time argentino, por 79 a 71. Com jogos entre os dias 01 e 03 de fevereiro, os finalistas também terão como adversários o San Martin de Corrientes (ARG) e Ánimas de Valdivia (CHI).

Para fechar, o Grupo D terá como integrantes o Leones de Ponce (PUR), o Guaros de Lara (VEN), o Universitarios (PAN) e o Capitanes de Arecibo (PUR), com partidas entre os dias 08 e 10 de fevereiro.

“Temos o prazer de anunciar a edição de 2019 da Liga das Américas com a participação de 16 equipes, das quais 11 são campeãs que representam dez países, incluindo clubes históricos do basquete do nosso continente. Agradecemos às Ligas Nacionais e aos clubes participantes pelo compromisso e por serem embaixadores do nosso esporte. Na FIBA Américas, confiamos que esta edição será novamente uma plataforma importante para que todos os interessados elevem o basquete a nível continental e mostrem o melhor que o nosso esporte tem a oferecer”, disse o Presidente da FIBA Américas, Usie Richards.

Na fase de grupos, os dois melhores colocados de cada chave avançarão à fase semifinal. Nela, os oito classificados serão divididos em dois grupos com quatro equipes, e os dois melhores de cada irão para o Final Four. Seguindo os moldes de cruzamento de semifinal, os dois times que ganhem sua partida disputarão o título na grande decisão.

Confira grupos e datas da primeira fase da Liga das Américas 2019:

Grupo A (18 a 20 de janeiro)
Paulistano (Brasil)
Atenas (Argentina)
Malvin (Uruguai)
Titanes de Barranquilla (Colômbia)

Grupo B (25 a 27 de janeiro)
Capitanes (México)
Soles de Mexicali (México)
Campeão da Liga Sul-Americana – Franca ou Instituto Córdoba (ARG)
Real Estelí (Nicaragua)

Grupo C (01 a 03 de fevereiro)
Mogi Das Cruzes (Brasil)
San Lorenzo (Argentina)
San Martin de Corrientes (Argentina)
Ánimas de Valdivia (Chile)

Grupo D (08 a 10 de fevereir0)
Leones de Ponce (Puerto Rico)
Guaros de Lara (Venezuela)
Universitarios (Panamá)
Capitanes de Arecibo (Puerto Rico)

Mais em Basquete