Siga o OTD

Basquete

Pinheiros domina, vence jogo 5 contra o Vasco e garante vaga nas quartas do NBB

O EC Pinheiros está nas quartas de final do NBB. Na noite desta segunda-feira (17), o clube da capital paulista fez valer o mando de quadra e venceu o Jogo 5 diante do Vasco da Gama, pelo placar de 93 a 82, para fechar a série válida pelas oitavas de final em 3 a 2.

O adversário do Pinheiros na próxima fase dos playoffs será o atual tetracampeão Flamengo. A primeira partida da série acontece nesta sexta-feira (21), às 21h30, na capital paulista. O jogo seguinte acontecerá na segunda-feira (24), desta vez no Rio de Janeiro.

“A gente sabia a importância de decidir o playoff em casa, E isso fez toda a diferença hoje. Gostaria de parabenizar todo o grupo porque tivemos uma grande atuação, principalmente na defesa. Temos que comemorar muito, mas a partir de amanhã já temos que nos planejar para o confronto duríssimo contra o Flamengo”, disse o técnico pinheirense César Guidetti.

Desmond Holloway fez chover no Ginásio Henrique Villaboim, marcou incríveis 36 pontos e brilhou na vitória pinheirense. Com aproveitamento excepcional nos arremessos de quadra – 13 acertos em 19 tentativas –, o norte-americano teve uma atuação de gala e igualou a maior pontuação desta temporada.

“O Holloway é um jogador tecnicamente acima da média. Ele sempre será ‘caçado’ pelas defesas adversárias, mas ele soube muito bem alternar o jogo dele, com passes, finalizações tanto de dentro como fora do garrafão, e fez um grande jogo”, elogiou o comandante Guidetti.

Aliado ao grande desempenho do camisa 22, o Pinheiros também contou com boas atuações de Bennett, autor de 18 pontos, e Neto e Renan, que marcaram 13 e 11 pontos, respectivamente. Outro destaque da equipe foi Teichmann, dono de 11 rebotes, três rebotes e três assistências.

O Pinheiros jogou à frente durante todo o segundo tempo. Em vantagem na pausa para o intervalo, o clube da capital paulista rapidamente estabeleceu sua vantagem na casa dos dígitos duplos, segurou todas as tentativas de reação do Vasco e controlou o ritmo do jogo até o fim.

Com atuação muito segura, o clube da capital paulista teve apenas seis erros ao longo da partida decisiva. Do outro lado, o Vasco totalizou 17 desperdícios de bola sem finalizar.

Nezinho chamou a responsabilidade a favor do Vasco. Dono de vasta experiência nos playoffs do NBB, o armador teve sua maior pontuação na temporada e deixou a quadra com 27 pontos.

Outros dois jogadores tiveram boas atuações pela equipe carioca. O norte-americano David Jackson marcou 22 pontos, enquanto que o experiente ala Márcio foi titular e anotou 14 pontos.

A partida começou com as duas equipes jogando em alta velocidade. E com muita lealdade. Mesmo com altíssima pontuação no primeiro quarto (23 a 22 para o Pinheiros), as duas equipes fizeram apenas uma falta cada e não foi batido nenhum lance livra na parcial inicial.

Logo no início do segundo quarto, o Vasco chegou a abrir nove pontos de frente (31 a 22). Só que depois disso, o Pinheiros aumentou o ritmo da sua defesa e passou a não dar brechas ao ataque cruz-maltino. Desta maneira, a equipe da casa limitou os rivais a apenas mais seis pontos na parcial e não só retomou a liderança como partiu para o intervalo vencendo por seis pontos (43 a 37).

Em sua estreia no NBB, o Vasco se despede nas oitavas de final, após fechar a fase de classificação na nona colocação. O posicionamento final da equipe cruz-maltina ainda depende dos resultados das duas partidas que definirão os dois últimos classificados às quartas de final.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete