Siga o OTD

Basquete

Minas vence Pinheiros e é o terceiro colocado do NBB

Reprodução Twitter

Neste sábado, o Minas conseguiu um resultado importantíssimo e subiu para a terceira colocação do NBB. Em partida decidida no finalzinho, o time minastenista contou com grande atuação coletiva e bateu o EC Pinheiros, na Arena Minas Tênis Clube, por 83 a 79.

O cara do jogo: O grande destaque da partida ficou por conta do norte-americano Che Bob, do Minas. O ala foi o cestinha do duelo com 21 pontos, sua maior marca na temporada, além de seis rebotes e 20 de eficiência.

Põe na conta: A vitória fez o Minas ultrapassar o rival Pinheiros na classificação do NBB e assumiu a terceira colocação, com campanha de quatro vitórias e uma derrota (80% de aproveitamento). Já o Pinheiros, com a derrota, caiu para a quarta colocação, com cinco triunfos em sete oportunidades (71,4% de aproveitamento).

Atuação coletiva: Além de Bob, outros quatro atletas do Minas fizeram mais de dez pontos: os alas Sam Daniel e Coleman (13), o armador Gegê (13) e o pivô Wesley (11). Os cinco atletas totalizaram 71 dos 83 pontos da equipe (85,5% da pontuação total do time).

Fala aí, Gegê: “A gente sabia que era um confronto direto e um jogo muito importante, ainda mais dentro de casa. Nosso objetivo é terminar no topo da tabela, para ter vantagem nos playoffs. O time está de parabéns pela postura que teve desde o início do jogo. Tivemos altos e baixos, mas soubemos controlar e isso é importantíssimo. Destaco a força do nosso grupo, a cada jogo um se destaca e estamos entendendo a função de cada um dentro do grupo”, avaliou o armador Gegê, líder de assistências do campeonato.

Bem que tentaram: Pelo Pinheiros, três jogadores se destacaram na partida: o norte-americano Bennett foi o maior pontuador da equipe, com 18 pontos e 17 de eficiência; o ala/pivô Marcus Toledo contribuiu com 12 pontos e seis rebotes; e o ala Betinho registrou dez pontos.

Lá e cá: O primeiro tempo da partida entre Minas e Pinheiros foi marcado pelo equilíbrio. Nos primeiros 20 minutos, as equipes se alternaram na liderança por 14 vezes, com a maior diferença na casa dos seis pontos para o time minastenista, no segundo quarto. Os times foram para o vestiário com o placar em 39 a 38 para o clube mineiro.

Tudo aberto: A equipe comandada pelo técnico Flávio Espiga voltou mais acesa do intervalo. Com uma bola de 3 pontos do ala Jefferson, o Minas abriu 11 pontos de vantagem, com três minutos para o fim do terceiro período. Mas o clube paulista conseguiu reagir ainda no mesmo quarto e levou o jogo para os últimos dez minutos atrás no marcador por 57 a 54.

Reviravolta: O Pinheiros começou o último período em um ritmo muito forte, em pouco tempo retomou a liderança e abriu sete pontos após arremesso certeiro de Betinho do perímetro (71 a 64), restando quatro minutos para o fim do jogo. Na sequência, o time da casa voltou para a partida e deixou tudo igual em 75 a 75, com menos de dois minutos no relógio.

Emoção no final: Com uma bola de 3 pontos de Coleman, o time minastenista abriu cinco pontos de vantagem, com trinta segundos restantes. O jogador ainda acertou um lance livre no ataque seguinte e o placar ficou em 81 a 75 para os donos da casa. Restando 18 segundos, o norte-americano Bennett convertou um arremesso de longa distância, sofreu a falta e acertou o lance livre de bonificação, reduzindo a diferença para apenas dois pontos.

Frieza de Gegê: O armador Gegê foi importante nos últimos segundos da partida. Com o placar em 81 a 79 para sua equipe, o jogador sofreu a falta com nove segundos no cronômetro e teve a missão de bater os lances livres decisivos do jogo. A frieza do atleta minastenista foi determinante, Gegê converteu os dois e o Minas venceu por 83 a 79.

Próxima parada: O Minas entrará em quadra na próxima terça-feira (06/11) contra o Sesi Franca Basquete, no Ginásio Pedrocão, às 20h10. Já o Pinheiros terá derby da capital paulista contra o Paulistano, na quarta-feira (07/11), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, às 20 horas, com transmissão ao vivo no Twitter do NBB.

Mais em Basquete