Siga o OTD

Basquete

Basquete Cearense se recupera contra Paulistano e fica a uma vitória da vaga no NBB

Na noite dessa terça-feira aconteceu o terceiro jogo entre Paulistano x Basquete Cearense, em São Paulo. Mesmo fora de casa, o time cearense conseguiu a vitória por 85 x 81. Com o resultado, o Carcará está a um jogo de fechar o confronto. O próximo encontro entre as equipes será dia 15, às 14h, no Ceará.

O esquadrão do técnico Alberto Bial teve seu principal pontuador Duda Machado carregado em faltas, mas contou com o brilho de Davi Rossetto e Audrei. O armador chamou a responsabilidade da partida, protagonizou lindas jogadas e deixou a quadra com 22 pontos e três assistências. Já o experiente ala viveu sua melhor atuação na temporada, acertou quatro importantes bolas de 3 em cinco tentadas (80% de aproveitamento) e foi autor de 14 pontos.

“O time deles estava com bom aproveitamento nas bolas de 3 no começo, e precisávamos de muita intensidade e agressividade na defesa para impedi-los de jogar onde eles queriam. Nossa intensidade foi outra no segundo tempo. Foi uma vitória importantíssima para podermos decidir em casa. A equipe deles tem qualidade, mas temos a vantagem e tentaremos atuar com a mesma intensidade do segundo tempo para tentar fechar a série”, disse Audrei.

Com o resultado, Carcará pode fechar a série e carimbar sua vaga nas quartas de final no próximo sábado (15), no Ginásio da CFO (Centro de Formação Olímpica), em Fortaleza, às 14 hrs, com transmissão ao vivo da Band. Se necessário, o Jogo 5 será em São Paulo, na próxima terça-feira (18), com transmissão ao vivo do SporTV.

O tempo estava aberto no bairro do Jardins, mas dentro do Ginásio Antonio Prado Jr, Paulistano e Solar Cearense protagonizaram uma verdadeira chuva de bolas de 3. Foram 27 ao todo, sendo 14 do Paulistano e 13 do certeiro Carcará. Com belo aproveitamento de 45% (13/28), o time do técnico Alberto Bial usou os tiros de fora como principal arma para a vitória.

O Paulistano foi da alegria à tristeza em questão de seis minutos. Depois de iniciar o último quarto ampliando a vantagem para 15 pontos (57 a 42), os comandados de Gustavo De Conti viram o Carcará crescer pouco a pouco, calibrar a mão nas bolas de 3 pontos – foram quatro em oito tentadas – e simplesmente virar o jogo para 64 a 63 e incendiar a partida. O bote final veio no período final, em que a equipe seguiu em alta, alternou lideranças com o clube paulista e decretou o triunfo no minuto final.

“O jogo estava favorável para nós, mas dormimos. Dormimos no terceiro quarto, começaram a cair as bolas deles e foi aí que eles buscaram. No final, o jogo estava aberto para os dois times, mas diferente no último jogo, não soubemos fechar. Mas agora não adianta abaixar a cabeça e ficar lamentando. Temos que pensar em sábado, porque é vida ou morte e vamos com força máxima”, declarou Arthur Pecos, do Paulistano, autor de seis pontos e sete assistências.

Além da atuação discreta de Duda, o Solar Cearense atuou novamente sem Marcus Toledo, que não viajou a São Paulo por opção técnica. Mesmo assim, a equipe vem se superando e contou com desempenhos importantes do pivô Léo Waszkiewicz, responsável por 12 pontos e nove rebotes, do norte-americano Rashaun, com 13 pontos e quatro assistências, e do ala/pivô Gruber, autor de dez pontos.

Com 14 pontos só no primeiro tempo e 19 no total, Lucas Dias foi o grande destaque ofensivo do Paulistano. No entanto, seu desempenho foi comprometido a partir do terceiro, pois o atleta sentiu o joelho após uma quebra no final do segundo quarto e viu seu rendimento cair nos dois últimos períodos.

Nem mesmo os 17 anos e apenas 1,70m de altura são capazes de intimidar o garoto Yago Matheus, do Paulistano. Atleta mais novo da atual temporada do NBB, o ousado armador mostrou tamanha personalidade e fez um jogo de gente grande: ficou em quadra durante todo o último quarto, na maioria do tempo no lugar do titular da posição Georginho, e acertou duas lindas bolas de 3 pontos, uma delas para desempatar o jogo no final (75 a 72). Yago terminou a partida com nove pontos e uma moral de que poucos garotos de sua idade têm.

Dono de um excelente jogo coletivo, o clube da capital paulista ainda contou com desempenhos importantes do pivô Guilherme Hubner, autor de 12 pontos e sete rebotes, do ala Jhonatan, também com 12 tentos vindos de quatro bolas de 3 em seis tentadas, e do argentino Daniel Hure, com dez pontos.

Mesmo com superioridade no primeiro tempo, o Paulistano viu uma vantagem de dez pontos (36 a 26) cair para só um (39 a 38) no segundo quarto. Mas em um piscar de olhos, a empolgação do Solar Cearense foi esfriada com uma corrida de 12 a 2, que acabou colocando a diferença em 11 pontos antes da ida ao intervalo (51 a 40). Na volta do vestiário, o time paulista ampliou a margem para 15 pontos (57 a 42), mas o terceiro período ainda reservava uma surpresa.

Com Duda Machado no banco após fazer sua quarta falta, o Solar Cearense contou com bolas de 3 de Davi e Audrei para virar a partida para 64 a 63 e colocar fogo no jogo. Depois disso, as equipes alternaram três vezes a liderança do placar, até que equipe cearense permaneceu em alta e viu Davi e Audrei com mão quente, no finalzinho e chegaram até a abrir cinco pontos, o que praticamente os garantiu o triunfo.

 

Confrontos:

Jogo 1: Basquete Cearense 87 x 84 Paulistano

Jogo 2: Paulistano 83 x 75 Basquete Cearense

Jogo 3: Paulistano 81 x 85 Basquete Cearense

Jogo 4: Basquete Cearense x Paulistano, 15/04 às 14h, no Ceará

Jogo 5: Paulistano x Basquete Cearense, se necessário em São Paulo

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete