Siga o OTD

Wrestling

Brasil conquista cinco medalhas no Torneio de Zouhaier Sghaier

Brasil fatura cinco medalhas no primeiro dia do Ranking Series de Zouhaier Sghaier

Giullia Penalber é eliminada nas quartas de final do Mundial de wrestling competição
(Arquivo/United World Wrestling/Tony Rotundo)

O Brasil conquistou cinco medalhas no Torneio Zouhaier Sghaier, evento Ranking Series de Wrestling, que começou em Tunis, na Tunísia, nesta sexta-feira (15). Giullia Penalber (57kg) faturou o ouro, enquanto Lais Nunes (62kg) foi prata e Grabriela Rocha (68kg), bronze, no estilo livre feminino. Kenedy Pedrosa (72kg) foi prata e Joilson Junior (77kg) faturou o bronze, ambos no estilo greco-romano.

+ Bruna Takahashi perde nas quartas de final do WTT Star Contender de Budapeste

Giullia Penalber conquistou o ouro na categoria até 57kg do estilo livre feminino após uma campanha de quatro vitórias em quatro lutas. Ela passou pela tunisiana Faten Hammami, por touche, e pela turca Elvira Kamaloglu, por 6 a 2, na primeira fase, avançando em primeiro lugar. Na semi, bateu a indiana Mansi Mansi por 11 a 1. 

Já na grande decisão, superou Elvira Kamaloglu mais uma vez, desta vez em uma virada espetacular. Em um duelo muito apertado, a brasileira perdia por 1 a 0 a um minuto do fim, quando conseguiu o empate. Giullia derrubou a adversária a três segundos para o final da luta e venceu por encostamento. 

Prata e bronze no feminino

Laís Nunes conquistou a medalha de prata na categoria até 62kg. Em chave única composta por quatro lutadoras, a atleta que representou o Wrestling do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio venceu a indiana Sakshi Malik, bronze na Rio-2016, por 4 a 0, perdeu para a alemã Luisa Niemesch, por 4 a 2, e ganhou por desistência da tunisiana Marwa Amri.

Lais Nunes Ranking Series Wrestling
Lais Nunes duelando no Ranking Series (Foto: UWW)

Grabriela Rocha também conquistou um bronze na categoria até 68kg do estilo livre feminino. Ela venceu a tunisiana Ranim Saidi, por 6 a 3, e perdeu para a indiana Nisha Nisha e para a norte-americana Tamyra Mensah, ambas por superioridade, para terminar em terceiro lugar. Apenas quatro atletas participaram da disputa.

Greco-romana

Kenedy Pedrosa faturou a prata na categoria até 72kg do estilo greco-romano. Com apenas três atletas inscritos em seu torneio, ele venceu uma luta e perdeu outra para terminar em segundo lugar. Sua derrota veio diante do turco Murat Dag, por superioridade (8 a 0), e a vitória foi sobre o tunisiano Radhwen Tarhouni por 11 a 10. Murat Dag levou o ouro.

Ainda no greco-romano, Joilson Junior faturou a medalha de bronze na categoria até 77kg. Com quatro atletas na disputa, ele venceu o tunisiano Belhasan Azaouzi (superioridade) e perdeu para o búlgaro Aik Mnatsakanian (superioridade) e para o turco Furkan Bayrak (superioridade), terminando em terceiro lugar. Mnatsakanian levou o ouro.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Torneio Internacional Zouhaier Sghaier, que distribui importantes pontos no ranking mundial de wrestling, segue em disputa neste sábado (16), com a presença de Kamila Barbosa, na categoria até 50kg do estilo livre feminino. No domingo (17), será a vez de César Alvan competir na categoria até 74kg do estilo livre masculino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Wrestling