Siga o OTD

Wrestling

Federação garante vagas e marca seletivas para março e abril

Brasil tem três lutadores garantidos para os Jogos de Tóquio, mas pode conquistar mais vagas na seletiva mundial, que foi adiada pelo coronavírus

Federação de Wrestling garante vagas conquistadas para Jogos de Tóquio-2020
Brasil tem três vagas garantidas para Tóquio-2020 (Ana Patrícia/COB)

Os lutadores que garantiram vagas para os Jogos de Tóquio 2020 podem ficar tranquilos. A United World Wrestling (UWW)confirmou na quarta-feira (22) que os atletas já classificados para a Olimpíada não perderão suas vagas com o adiamento do evento para 2021.

A UWW anunciou ainda que as oito vagas restantes em cada categoria serão definidas em eventos a serem realizados em março e abril de 2021, ainda sem data exata definida.

O Brasil tem três vagas garantidas no wrestling nos Jogos de Tóquio. No torneio Pré-Olímpico Pan-Americano realizado em março, em Ottawa, no Canadá, Eduard Soghomonyan chegou até a final da categoria até 130 kg da luta greco-romana e conquistou a classificação para a Olimpíada. Esta será a segunda participação olímpica do armênio representando o Brasil, já que esteve presente nos Jogos do Rio-2016.

No Wrestling feminino, o Brasil garantiu mais duas vagas com Laís Nunes e Aline Silva. Na categoria até 76 kg, Aline conseguiu a classificação ao chegar à final do evento Pré-Olímpico depois de uma derrota e três vitórias. Já Laís venceu as três lutas para chegar à decisão e carimbar sua vaga na categoria até 62 kg.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ainda sonha

Os lutadores brasileiros que não conquistaram a vaga no Pré-Olímpico do Canadá terão mais uma chance no qualificatório mundial. A competição planejada para acontecer de 30 de abril a 3 de maio foi adiada por conta da pandemia do coronavírus. Segundo a Federação, deve acontecer no mesmo período de 2021, em Sofia, na Bulgária.

Apesar da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) ainda não ter uma lista fechada dos lutadores que tentarão a vaga pela última vez, um nome estará presente com certeza.

Quinta do ranking mundial, Giullia Penalber é esperança brasileira para mais uma vaga nos Jogos de Tóquio (Alexandre Loureiro/COB)

Campeã pan-americana da modalidade, Giullia Penalber poderia ter assegurado a vaga na seletiva pan-americana, mas caiu no “grupo da morte” e não teve sucesso. Atualmente na quinta posição do ranking mundial na categoria até 57 kg, a lutadora de 28 anos terá uma última chance de chegar ao sonho olímpico.

Mais em Wrestling