Siga o OTD

Wrestling

Penalber e Nunes serão cabeças de chave na Seletiva Olímpica

Seletiva Pan-Americana de Wrestling acontece de 13 a 15 de março e dá duas vagas por categoria em Tóquio 2020

Giullia Penalber e Lais Nunes serão cabeças de chave na seletiva olímpica
Divulgação

O wrestling brasileiro disputa a partir desta sexta-feira (13), em Ottawa, Canadá, a Seletiva Pan-Americana para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. E a Federação Internacional da modalidade (United World Wrestling) confirmou os cabeças de chave da competição, com duas brasileiras: Giullia Penalber até 57kg e Lais Nunes até 62kg.

Com o título do Pan-americano da modalidade conquistado neste fim de semana, Giullia Penalber assumiu a quinta colocação no ranking mundial e um lugar entre as cabeças de chave. A venezuelana Betzabeth Colmenares será a outra líder de chave, que ainda conta a campeã olímpica, Helen Maroulis, entre as inscritas.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Lais Nunes, medalhista de prata no Pan, por sua vez, escapou de pegar a favorita estadunidense, Kayla Miracle, prematuramente na Seletiva. Além delas, a veterana Jacqueline Rentería, duas vezes medalhista olímpica (2008 e 2012) também marcará presença no Canadá.

A Seletiva Pan-Americana Olímpica classifica o primeiro e segundo colocados de cada categoria para os Jogos de Tóquio 2020.

Marat Garipov: o primeiro a entrar em ação

Foto: Divulgação/CBW

Marat Garipov do estilo greco-romano até 60kg será o primeiro representante do nacional no torneio. Marat é natural do Cazaquistão e ao fim dos Jogos Londres decidiu vir para o Brasil com o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O sonho de Marat, porém, teve que ser adiado. Para poder representar um novo país, o atleta deve ficar quatro anos sem representar seu país e depois concluir o processo de naturalização. Os documentos não ficaram prontos até o Pré-Olímpico de 2016 e o lutador sequer teve a chance de disputar a seletiva. Em 2017, Garipov obteve enfim a naturalização brasileira e pôde enfim seguir em busca do sonho.

Neste ciclo, o grequista faturou duas medalhas em torneios internacionais: a prata no Grand Prix de Zagreb, na Croácia, em 2018, foi a primeira vez que o atleta subiu ao pódio pelo Brasil. Em seguida, conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de Wrestling 2018 e no Thor Masters 2019, na Dinamarca.

Para realizar o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, Marat Garipov precisa terminar entre os dois melhores atletas da categoria até 60kg do estilo greco-romano. O atleta entra em ação nesta sexta-feira (13), às 12h30, (de Brasília).

Lista dos brasileiros que vão lutar pela vagas olímpicas:

Estilo greco-romano (sexta-feira, 13)
60kg

Marat Garipov  

67kg
Joilson Júnior

77kg
Angelo Moreira

87kg
Ronisson Brandão

97kg
Guilherme Evangelista

130kg
Eduard Soghomonyan

Wrestling Feminino – (sábado, 14)
Até 50kg
Kamila Barbosa 

Até 57kg
Giullia Penalber

Até 62kg
Lais Nunes

Até 68kg
Dailane Reis

Até 76kg
Aline Silva

Estilo livre (domingo, 15)
57kg
Bryan  Oliveira

65kg
David Moreira

74kg
Marcus Calasans

Mais em Wrestling