Siga o OTD

Vôlei de Praia

280 toneladas de areia dão cara de vôlei de praia ao centro olímpico de tênis

O Gigantes da Praia transformará o Parque Olímpico, ao menos por um dia, em uma extensão da Praia de Copacabana. O desafio de vôlei de praia envolvendo quatro medalhistas olímpicos acontece no Centro Olímpico de Tênis, e cerca de 280 toneladas de areia deixarão o local com a estrutura necessária para dois grandes duelos neste domingo (05.02), a partir das 9h.

Planejamento e estudo foram a prioridade na montagem para realizar a disputa do Gigantes da Praia com qualidade, sem qualquer prejuízo à quadra de tênis. Três camadas de lona de alta resistência cobrem todo o espaço que recebe a areia, evitando contato direto.

Além disso, no percurso onde a mini carregadeira passa, existe um tablado elevado, sem agredir o piso do local. O veículo de pequeno porte também foi equipado com pneus de borracha lisa, minimizando ainda mais o atrito.

“É uma grande experiência para quem gosta de vôlei de praia e também para quem não pôde ir ao Parque Olímpico durante os Jogos. Um desafio com a presença de três campeões olímpicos, grandes duplas do cenário mundial, uma arena com alto padrão de conforto e segurança. O vôlei de praia proporciona eventos como esse, criando novidades”, disse Fulvio Danilas, diretor de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol.

O sistema de escoamento também foi vedado com mantas impermeáveis para evitar que chuva ou vento levem areia aos dutos, garantindo a conservação. Onze pessoas trabalharam na montagem da quadra, e toda a operação durou quatro dias. No dia do evento serão mais de 100 pessoas entre segurança, limpeza, recepcionistas, boleiros, arbitragem e parte técnica.

“Vários outros eventos de vôlei de praia são realizados em arenas de tênis anualmente, como acontece no Major Series de Hamburgo, e também em Roma, no Circuito Mundial. Poder utilizar um legado olímpico com essa qualidade é excelente, uma vez que a arena na Praia de Copacabana era temporária”, completou Fulvio Danilas.

O Gigasntes da Praia começa às 9h, com a preliminar que apresentará um voleibol de alto nível. Ágatha, medalha de prata na Rio-2016, e sua nova parceira, a tricampeã mundial Sub-19, campeã mundial Sub-21 e campeã olímpica da juventude, Duda, enfrentam Ana Patrícia, também campeã olímpica da juventude, campeã mundial Sub-21 e atleta mais alta do circuito nacional. Ao lado dela a habilidosa Rebecca, campeã brasileira Sub-23.

Na partida principal do Gigantes da Praia, às 10h, Alison/Bruno Schmidt, ouro na Rio-2016, joga contra os norte-americanos Dalhausser, campeão em Pequim-2008, e seu parceiro Lucena, com transmissão ao vivo da TV Globo, dentro do Esporte Espetacular. Em cinco confrontos realizados entre os times, são três vitórias dos brasileiros e duas da dupla dos EUA. Nas quartas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a parceria verde e amarela venceu por 2 sets a 1 (21/14, 12/21, 15/9).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia