Siga o OTD

Vôlei de Praia

Briga pelo título feminino da temporada é atração em Aracaju

A temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia chega ao final nesta semana, com a sétima e última parada do tour. E o encerramento será em Aracaju (SE), na Praia do Atalaia, altura da Passarela do Caranguejo. Os jogos vão de quarta-feira (04.04) a domingo (08.04), com entrada franca à torcida e a decisão do título no naipe feminino.

Será a 12ª vez que a capital sergipana recebe uma etapa do Open, tendo sediado também três paradas de outro circuito nacional, o Challenger. E a disputa será quente em Aracaju, já que duas duplas estão próximas na pontuação e decidem o título da temporada: Carol Solberg/Maria Elisa (RJ) lidera, mas Ágatha/Duda (PR/SE) ainda tem chances.

Em 2017, Larissa/Talita (PA/AL) e Guto/Pedro Solberg (RJ) foram os campeões da parada em Aracaju (veja a lista completa abaixo).

As partidas da quadra central são transmitidas ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a partir de quinta-feira, quando se inicia o torneio principal. Já as disputas de bronze e finais dos dois naipes são exibidas com exclusividade pelo canal SporTV, no sábado à noite e domingo de manhã. Na arena também há distribuição de brindes e camisetas. Antes da competição, os atletas também farão visitas sociais e tardes de autógrafos.

Carol Solberg/Maria Elisa e Ágatha/Duda estão empatadas com 2.040 pontos, mas com o descarte do pior resultado, as primeiras lideram com 1.840 contra 1.760 de Ágatha/Duda. Com isso, a vantagem para a etapa final das atuais líderes é de duas posições sobre as rivais. No naipe masculino, Evandro e André Stein conquistaram o título por antecipação na etapa de Maceió (AL).

O torneio conta com 24 duplas em cada naipe, que são selecionadas da seguinte forma: os 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal, enquanto as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (masculino) e quinta-feira (feminino), permitindo renovação, com times de fora do ranking entrando no evento.

O classificatório conta com até 32 times que disputam partidas eliminatórias diretas, com os últimos oito ‘sobreviventes’ finais avançando para a fase de grupos.

As 24 duplas disputam a fase de grupos em seis grupos de quatro times. Os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros, vão para as oitavas de final. Desta etapa em diante o torneio segue em formato eliminatório direto até a decisão. A final masculina acontece na noite de sábado (07.04), enquanto a disputa do ouro no torneio feminino fica para a manhã de domingo (08.04).

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são Evandro/André Stein (RJ/ES), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Vinícius/Luciano (ES), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Harley/Jeremy (DF/RJ), Márcio Gaudie/Moisés (RJ/BA), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Luccas Lima/Guto (SP), Eduardo Davi/Ricardo (PR/BA), Thiago/Borlini (SC/ES), Felipe Cavazin/Adrielson (PR) e Raul/Álvaro Andrade (SE).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Ágatha/Duda (PR/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Josi/Lili (SC/ES), Tainá/Victoria (SE/MS), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Carol Horta/Taiana (CE), Juliana/Andressa (CE/PB), Val/Ângela (DF/RJ), Andrezza/Rachel (AM/RJ), Izabel/Renata (PA/RJ), Vivian/Naiana (PA/CE), Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Érica Freitas/Thati (MG/PB) e Sandressa/Neide (AL).

O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande (MS), Natal (RN) e Itapema (SC) – e mais quatro neste ano: Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e agora Aracaju (SE). Ainda em abril ocorre também a disputa do SuperPraia, que reúne os melhores times da temporada e ocorre de 25 a 29, em Brasília (DF).

CREDENCIAMENTO 
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Brasileiro devem enviar pedido de credenciamento com nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais, após aprovação, será realizada na sala de imprensa da arena. Na quarta-feira (04.04), das 9h às 12h, e de quinta até sábado (07.04), das 9h às 18h.

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) fará o credenciamento e auxiliarão os jornalistas.

TODOS OS CAMPEÕES EM ARACAJU (SE):
1992 – Aracaju – Moreira/Garrido (PE)
1993 – Aracaju – Mônica/Adriana (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Aracaju – Karina/Renata (RJ) e Ernesto/Ninahua (DF/PB)
1995 – Aracaju – Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
2000 – Aracaju – Claudia/Mônica (DF/RJ) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Aracaju – Larissa/Ana Richa (PA/RJ) e Murilo/Hevaldo (PE/CE)
2004 – Aracaju – Izabel/Luiza Amélia (PA/CE) e Jan/Ricardo (PA)
2007 – Aracaju – Virna/Sandra Pires (RN/RJ) e Alison/Bernardo (ES/PR)
2008 – Aracaju –Vivian/Bárbara Seixas (PA/RJ) e Thiago/Jan (SC/PA)
2011 – Aracaju – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2012 – Aracaju – CHALLENGER – Thati/Érica (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF)
12/13 – Aracaju – CHALLENGER – Val/Ângela (RJ/DF) e Harley/Renatão (DF/PB)
2016 – Aracaju – CHALLENGER – Andrezza/Vivian (AM/PA) e Léo Gomes/Ferramenta (RJ)
16/17 – Aracaju – Larissa/Talita (PA/AL) e Guto/Pedro Solberg (RJ)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia