Siga o OTD

Vôlei de Praia

Retrospectiva: Alison e Bruno quebram tabu de 12 anos com ouro no vôlei de praia

Após 12 anos, quando subiu ao lugar mais alto do pódio com Ricardo e Emanuel em Atenas 2004, o Brasil voltou a conquistar uma medalha olímpica de ouro no vôlei de praia masculino. Na grande final disputada debaixo de chuva fina na Arena de Copacabana, Alison e Bruno Schmidt derrotaram os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17) e conquistaram o ouro nos Jogos Rio 2016.

Atual líder do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a dupla brasileira formada por Alison e Bruno Schmidt confirmou seu favoritismo em cima de Nicolai e Lupo, que ficaram em quinto lugar nos Jogos Londres 2012. Os italianos começaram forçando o saque em cima de Bruno Schmidt, mas a estratégia não adiantou. O Brasil venceu o primeiro set por 21 a 19.

No segundo, Nicolai e Lupo até conseguiram equilibrar o jogo, mas não foram páreo para os brasileiros, que venceram por 21 a 17 e fecharam a partida em 2 sets a 0. Prata em Londres 2012, Alison ressaltou que a dupla foi amadurecendo durante a competição. “Superamos muitas dificuldades ao longo da caminhada. Discordamos, concordamos, mas nunca deixamos de acreditar um no outro”, disse o Mamute.

Já Bruno Schmidt estava muito emocionado. Ele fez um agradecimento especial ao pai, Luiz Felipe Schmidt. “Eu quis parar de jogar por três vezes e ele não deixou. Estou há 15 dias sem dormir direito, pois vou deitar às 3h e já acordo às 5h. Nunca senti tanta pressão na minha vida. Mas hoje tudo isso valeu a pena”, ressaltou Bruno.

Depois da Olimpíada, o ano continuou especial para a dupla. Os dois conquistaram o World Tour Finals e, no fim de 2016, Bruno Schmidt foi eleito o melhor jogador do mundo de vôlei de praia. 

Apesar das conquistas a nível mundial, Alison e Bruno Schimidt não tiveram descanso. No segundo semestre de 2016, eles disputaram quatro finais de etapas do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, foram campeões em duas e vice em duas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei de Praia