Siga o OTD

Paris 2024

Ricardo treinará dupla italiana no ciclo até os Jogos Olímpicos de Paris-2024

Dono de um ouro, uma prata e um bronze nos Jogos Olímpicos, Ricardo será o treinador de Carambula e Rossi no ciclo até os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024

Divulgação CBV

A lenda continuará no esporte. Depois de inúmeras vitórias, títulos e das medalhas olímpicas da carreira, Ricardo, que faz parte do hall da fama do vôlei de praia, seguirá no esporte como técnico. Nesta semana, o brasileiro foi confirmado como técnico da dupla italiana Adrian Carambula e Enrico Rossi para o ciclo de Paris-2024. Segundo os italianos, a equipe passará a treinar junto no começo de 2022.

-Bia Haddad vence e vai às quartas na Argentina; Pigossi cai de virada

“Já estamos conversando há algum tempo. Sei que ele tinha mais algumas propostas em cima da mesa, mas acho que ele realmente acredita na nossa equipe e que pode nos guiar por um projeto de sucesso ”, disse Carambula, que realiza em algumas partidas o saque conhecido como “Viagem nas Estrelas”.

“Ele foi um vencedor como jogador, então sei que ele tem a fórmula para construir uma equipe vencedora. Ele tem muita experiência e, para nós, é uma honra ”, acrescentou o italiano. “A primeira vez que pesquisei uma partida de vôlei de praia no Google, o primeiro vídeo que cliquei foi dele e de Emanuel jogando a final olímpica de Atenas 2004 contra a Espanha. Portanto, tê-lo como nosso treinador agora é um privilégio e uma honra, e assim que oficializamos isso nos deu muita energia e mal podemos esperar para começar ”.

Carambula e Rossi
Divulgação FIVB

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

“Só quero dizer que estou muito feliz por ter o Ricardo como treinador, porque para mim e para todos ele é uma lenda”, disse Rossi. “Minha mãe é do Brasil, então eu sou meio-brasileiro, e quando era mais novo vi algumas partidas dele com meu pai (eu jogava futebol na época) e agora é incrível que depois de 15 anos ou mais eu tenha Ricardo como treinador. Mal posso esperar para começar”.

Carambula e Rossi devem chegar em João Pessoa, onde Ricardo mora e tem toda a estrutura para treinamento, após o ano novo. No Brasil, o técnico e a dupla italiana deve iniciar os trabalhos em conjunto visando as primeiras competições.

A trajetória de Ricardo no vôlei de praia

Durante sua incrível carreira como jogador, Ricardo disputou quatro Jogos Olímpicos, ganhando ouro em Atenas 2004, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. Além de seu título mundial em 2003, ele conquistou três pratas do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. Ganhando várias medalhas no FIVB Beach Volleyball World Tour, ele também ganhou o título da temporada até seis vezes. Ele jogou pela última vez no Tour Mundial em março de 2019, mas não se aposentou completamente como atleta. O brasileiro de 46 anos ainda concorre com sucesso no AVP Tour dos EUA.

Emanuel e Ricardo com o ouro de Atenas-2004 (Divulgação COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Carambula me convidou para fazer parte dessa aventura, visando o Paris 2024. Tenho treinado nos Estados Unidos e a oportunidade de voltar ao nível internacional em uma nova função me tocou muito”, disse Ricardo ao Voleibol World. “Tenho certeza que será uma experiência incrível e vou dar o meu melhor para fazer deles um time ainda mais forte. Acho que o desafio de melhorar como treinador é o que mais me motiva. Acredito que posso ter uma carreira de sucesso como treinador, principalmente com esta equipe. Não ouvi nada além de grandes coisas sobre os jogadores e isso só me deixou mais confiante e animado com esta oportunidade. ”

Mais em Paris 2024