Siga o OTD

Circuito Brasileiro de vôlei de praia - Evandro/Bruno - Guto/Arthur

Vôlei de Praia

Novo formato marca etapa do Circuito masculino nesta quinta

Competição terá 24 duplas na chave principal, novos donos da camisa dourada e jovens talentos de olho no título

Bruno e Evandro jogarão com as camisetas douradas nesta etapa (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Novo formato marca etapa do Circuito masculino nesta quinta

A temporada 2020/21 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia chega à quarta etapa, e, desta vez, com novidades no formato. Assim como aconteceu no torneio feminino na semana passada, a disputa na chave principal passa a contar com 24 duplas também no masculino. O evento, que segue sediado no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), tem início nesta quinta-feira (26) com o qualifying.

Nesta etapa, as 24 duplas participantes do torneio principal – as 16 já garantidas pelo ranking e as oito vindas do qualifying – serão divididas em seis grupos de quatro duplas. Os dois primeiros de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados avançam para as oitavas de final. Desta fase em diante, a competição segue no formato eliminatório direto até as disputas de medalha.

+Veja todas as notícias sobre vôlei de praia

Camisa dourada

Além das mudanças na quantidade de duplas no torneio, a quarta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia reserva outra novidade: os donos da camisa dourada. Evandro e Bruno Schmidt chegam à Saquarema (RJ) como primeiros do ranking de entradas – que leva em consideração os últimos 10 resultados no tour nacional, e serve como referência na formação dos grupos e confrontos. A dupla, que representará o Brasil na Olimpíada de Tóquio-2020 no ano que vem, tem dois pódios na temporada, uma prata e um bronze, mas o carioca Evandro quer ir mais longe.

“Nós vamos para esta etapa como líderes do ranking de entrada, o que é importante, mas sabemos que ainda falta o objetivo principal que é o título de uma etapa. Chegamos perto duas vezes já, mas estamos felizes, porque conquistar uma medalha no Circuito Brasileiro é uma tarefa difícil”, destacou.

Novatos em destaque

Circuito Brasileiro de vôlei de praia - Guto/Arthur Mariano
Guto e Arthur Mariano conquistaram duas pratas na temporada (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Além deles, um dos destaques deste início de temporada no Circuito Brasileiro de vôlei de praia é a dupla recém-formada entre Guto e Arthur Mariano. Em três etapas disputadas, eles fizeram duas finais, em ambas ficaram com a prata, e estão em terceiro no ranking geral. Embora o foco dos dois seja a longo prazo, Guto se mostra confiante para mais uma competição.

“Montamos o time focados em Paris-2024. Sabemos que temos um grande caminho pela frente, com muita evolução individual e enquanto time. Trabalhamos muito diariamente, e o resultado é consequência disso. Sabemos que ainda temos muito a evoluir, mas estamos confiantes que com o trabalho desenvolvido pela nossa comissão técnica temos chances reais de sermos campeões”, ressaltou Guto.

Além de Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), a lista das 16 duplas garantidas na fase principal pelo ranking conta também com: Alison/Álvaro Filho (ES/PB); André/George (ES/PB); Vinícius/Vitor Felipe (ES/PB); Renato/Adriélson (PB/PR); Allison Francioni/Fábio (SC/CE); Hevaldo/Adelmo (CE/BA); Oscar/Thiago (RJ/SC); Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR); Fernandão/Harley (ES/DF); Eduardo Davi/Bernardo Lima (PR/CE); Patrick/Saymon (PR/MS); Averaldo/Matheuszinho (TO/SE).

Qualifying define os últimos classificados

O primeiro dia de competição da quarta etapa masculina do Circuito Brasileiro de vôlei de praia será reservado à fase de classificação, o qualifying, com 24 duplas com menor pontuação no ranking.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim, nesta parte do torneio as duplas jogam em sistema de eliminatória simples e as oito vencedoras na última rodada se classificam. As partidas começam às 8h (de Brasília).

Mais em Vôlei de Praia