Siga o OTD

Vôlei de Praia

Olímpicos e campeões brasileiros avançam às quartas de final

As duplas Evandro e Bruno Schmidt e Alison e Álvaro filho seguem na luta pelo título da terceira etapa do Circuito Brasileiro

Evandro (de azul) é um dos classificados de forma direta às quartas de final (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A terceira etapa masculina do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia contou com 22 partidas nesta sexta-feira (13) pela fase de grupos em Saquarema (RJ), sede da competição. Após o encerramento da rodada, quatro times conseguiram a classificação direta para as quartas de final. As duplas olímpicas brasileiras Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB), os atuais campeões brasileiros André/George (ES/PB) e Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) formam a lista dos classificados.

Pelo regulamento do Circuito Brasileiro, avançam direto às quartas de final as quatro melhores campanhas da fase de grupos. Outros oito times disputam a repescagem na manhã deste sábado (14.).

Nesta lista estão a dupla com a quinta melhor campanha, Vitor Felipe/Vinícius (PB/ES); as cinco parcerias que ficaram em segundo nos grupos: Renato/Adrielson (PB/PR), Oscar/Thiago (RJ/SC), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR), Bruno/Jô (AM/PB) e Hevaldo/Saymon (CE/MS); e os dois melhores terceiros: Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR) e Allison Francioni/Fábio (SC/CE).

+ Chave principal da etapa do circuito brasileiro é definida

Olímpicos

Campeões na etapa anterior, Alison e Álvaro Filho (ES/PB) ficaram com a primeira posição do grupo A. No primeiro jogo da dupla, vitória por 2 sets a 0 sobre Nico/Samuel (SC) (21/17 e 21/12). No segundo duelo do grupo, os líderes do ranking nacional passaram por Bruno/Jô (AM/PB) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/13). O campeão olímpico Alison avaliou o desempenho da parceria na rodada.

“Foi um dia muito difícil porque está muito quente e muito húmido. O mais importante foi que a gente manteve a concentração. Nos dois jogos, no primeiro set a gente foi estudando os adversários, pegando o ritmo. No primeiro jogo sacaram mais no Álvaro, no segundo em mim. No segundo set, a gente conseguiu também a tática ajudar. Primeiro dia de um grande torneio, e vamos continuar concentrados para continuar vivos no campeonato”, contou Alison que ainda comentou sobre a terceira etapa seguida dentro do CDV.

alison e álvaro filho Võlei de praia circuito brasileiro
Alison e Álvaro Filho segue na disputa pelo título da 3ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Experiência pessoal

“Está sendo muito legal e diferente. Normalmente a gente vem uma vez por ano para Saquarema para treinar, e a gente chegando agora à terceira etapa, conhecendo essa arena. A gente está tendo que se adaptar sem torcida presencial, isso é um pouco diferente. Mas o atleta de alto rendimento tem que estar sempre preparado para grandes dificuldades, superação e, principalmente, se adaptar ao ambiente”, completou o bloqueador.

A outra dupla que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem, Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF), garantiu o primeiro lugar no grupo C com duas vitórias. Na estreia, eles levaram a melhor sobre Mateus Dultra/Lucas Sampaio (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/18). Mais tarde superaram Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) por 2 sets a 0 (26/24 e 21/16). Evandro comemorou os resultados e a classificação.

“Dois bons jogos, passamos para a próxima fase. Um grande dia para a gente com essas duas vitórias e agora é descansar. Muito bom voltar a trabalhar, voltar a jogar, voltar a ver meus companheiros de trabalho. Essa etapa está um pouco diferente, está com menos vento e nas outras estava com bastante vento. Mas esse é o vôlei de praia, tem vento, tem chuva, tem sol, não tem sol, e a gente sempre tem que se adaptar a isso”, disse Evandro.

Experientes

André e George, que subiram ao pódio nas duas etapas realizadas na temporada, largaram com vantagem no grupo B. Eles bateram Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF) no primeiro confronto do dia por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13). E garantiram o primeiro lugar da chave com vitória sobre Oscar/Thiago (RJ/SC) por 2 sets 0 (21/19 e 21/16). André destacou a regularidade da dupla nos torneios até aqui.

“É muito importante, é, na verdade, o que a gente busca. A gente sabe que isso é o mais difícil. Muitos times conseguem chegar no topo, mas não conseguem se manter. Então nosso objetivo é esse, que a gente sabe que é o mais difícil. E a gente vem focado toda etapa, jogo a jogo. Ainda mais nesse sistema agora desses dois torneios, que está contando ponto esses primeiros jogos para saber quem sai em primeiro e segundo. Então a gente vem focado para fazer sempre os melhores placares, os melhores jogos. Mas não tem jeito, é sempre jogo difícil. E a gente focando jogo a jogo, e nosso objetivo mesmo é manter essa regularidade. A gente sabe que vem fazendo um bom campeonato, mas são 10 etapas e a gente está só na terceira. Então, o principal mesmo é manter esse foco”, contou André.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Tá dentro!

A última parceria a conseguir a vaga direta nas quartas de final foi Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), primeiro no grupo D. No jogo de estreia venceram Maia/Vinícius (RJ) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/15). No final do dia, para encerrar a rodada, mais um resultado positivo, desta vez 2 sets a 0 sobre Renato/Adriélson (PB/PR) (21/18 e 21/15). Prata na primeira parada da temporada 20/21, Arthur destacou a evolução da dupla no terceiro torneio juntos.

“A cada dia que passa nós estamos mais entrosados e mais unidos. Na primeira etapa subimos ao pódio, mas não jogamos tão bem quanto poderíamos. Já na etapa seguinte nós evoluímos, tivemos mais volume de jogo, mas encaramos verdadeiras pedreiras no caminho. Hoje começamos com o ritmo forte para podermos conquistar uma medalha novamente”, analisou Arthur.

Tchau, tchau

Entre as 20 equipes que começaram o dia na disputa, oito ficaram com desempenho insuficiente, e se despediram da competição: Adelmo/Luciano (BA/ES), Fernandão/Harley (ES/DF), Maia/Vinícius (RJ), Averaldo/Matheuszinho (TO/SE), Lipe/Rafa (CE/PR), Nico/Samuel (SC), Mateus Dultra/Lucas Sampaio (CE/RJ) e Gabriel Gouveia/Luccas Amorim (RJ/DF).

CONFRONTOS DA REPESCAGEM

Hevaldo/Saymon (CE/MS) x Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) – 8h (jogo 23)

Bruno/Jô (AM/PB) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 8h (jogo 24)

Oscar/Thiago (RJ/SC) x Renato/Adrielson (PB/PR) – 8h50 (jogo 25)

Vinícius/Vitor Felipe (ES/PB) x Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR) – 8h50 (jogo 26)

CONFRONTOS DE QUARTAS DE FINAL

Guto/Arthur (RJ/MS) x Vencedor Jogo 23 – 11h30

André/George (ES/PB) x Vencedor Jogo 24 – 11h30

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Vencedor Jogo 25 – 12h20

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Vencedor Jogo 26 – 12h20

Mais em Vôlei de Praia