Siga o OTD

Vôlei de Praia

Exercício mental: George se dedica aos games na quarentena

Jogador do vôlei de praia mostra que jogos de computador podem ser, além de passatempo, um bom fortalecimento mental para os atletas

George do vôlei de praia se dedica aos games durante quarentena do coronavírus - vantagem jogos virtuais
(Reprodução/Instagram)

Enquanto a quarentena do coronavírus não acaba, os únicos jogos que podem ser praticados são os virtuais. É por isso que George Wanderley, do vôlei de praia, está aproveitando o isolamento para se dedicar ao hobby que pratica desde os 10 anos: os jogos de computador.

“Ainda que seja um passatempo, alguns jogos exigem que você pense o tempo todo e se molde de acordo com a cena, assim como é no vôlei de praia”, explica o atleta de 23 anos, que faz dupla na areia com André Stein.

“Acho que além de você poder jogar com seus amigos e com outras pessoas, você está sempre pensando e exercitando a sua mente”, completa.

Vantagem dos games

George tem razão. A prática dos games fortalece a mente e traz vantagens para a resposta cognitiva das pessoas. Nos atletas não seria diferente. É por isso que a prática de jogos virtuais já se transformou em esporte, os E-Sports, que vêm crescendo muito nos últimos anos, inclusive no Brasil.

“As situações diferentes acabam fazendo você perceber as coisas do dia a dia de uma maneira diferente. Você vai criando novas respostas e novas formas de responder aos mesmos problemas”, explica a psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Alessandra Dutra, que já trabalhou com profissionais dos E-Sports.

+ Avancini avalia importância da psicologia no esporte

“Quando alguém fala para os gamers que algo é impossível de se fazer, eles mostram que nada é impossível, tudo tem um jeito. Depende de motivação, força de vontade e persistência. Você encontra um caminho”, finaliza a psicológica.

“Nos games existem vários problemas que você tem que resolver, alguns de maneira mais rápida e outros de maneira mais lenta. Exige muito de tomada de decisão também, algo que todo atleta lida em seu esporte”, concorda George.

Treinos físicos

Mas é claro que o treino mental dos jogos virtuais não é a única preparação de George durante a quarentena. A parte física também tem que ser exercitada visando o futuro das competições do vôlei de praia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Estou conseguindo treinar em casa. Consegui alguns pesos com um box de crossfit e tenho uma quadra de vôlei em casa, então estou sempre treinando e malhando”, contou.

George, dupla no vôlei de praia com André Stein, pratica games na quarentena
George faz dupla no vôlei de praia com André Stein (Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A parceria com André Stein também continua firme, mesmo à distância. “Fazemos tudo dentro do possível. Todas as semanas temos ‘treinos’ marcados com nosso técnico e preparador físico para nos mantermos mentalmente ativos no vôlei, vendo o que podemos melhorar e o que fazer em certas situações.”

Em março, antes do aumento na pandemia do coronavírus, George e André haviam sido campeões do Sul-Americano de vôlei de praia disputado em Lima, no Peru. Agora, a dupla aguarda o fim da quarentena e a normalização do circuito para voltarem a competir fora do mundo virtual.

Mais em Vôlei de Praia