Siga o OTD

Vôlei de Praia

Alison/Álvaro e André/George vão à semi em Portugal

Duplas brasileiras se enfrentam apenas em disputa de ouro ou bronze, e garantem medalha ao país na etapa em Portugal

George ataca contra bloqueio de Semenov na partida das quartas de final (Divulgação/FIVB)

O Brasil avançou com duas duplas às semifinais da etapa quatro estrelas de Espinho (Portugal), válida pelo Circuito e Mundial de vôlei de praia 2019. Alison e Álvaro Filho, e André e George superaram adversários neste sábado (20) para avançar à disputa de medalhas. Os brasileiros se enfrentam apenas em uma eventual disputa de bronze ou ouro. Evandro/Bruno Schmidt e Guto/Saymon acabaram eliminados.

Alison e Álvaro Filho encaram na semifinal os letões Plavins e Tocs, às 7h (de Brasília), no primeiro confronto entre os dois times. Já André e George disputam a vaga na decisão da etapa portuguesa contra os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt, às 8h (de Brasília), também em partida inédita no tour internacional.

André e George tiveram caminho mais ‘curto’ à semifinal, já que tinham terminado a fase de grupos em primeiro, pulando a repescagem. Eles eliminaram nas oitavas de final os australianos Guehrer e Schubert por 2 sets a 0 (21/18, 21/14). Horas depois, triunfo sobre os russos Semenov e Leshukov, pelas quartas de final: 2 sets a 0 (21/14, 21/16). André analisou o desempenho da dupla, que segue invicta com quatro triunfos até aqui.

“Foi a primeira vez que enfrentamos Semenov e Leshukov, estão vindo de bons resultados, um time forte, mas conseguimos aplicar a estratégia que nossa comissão técnica pediu. Sacamos muito bem, executamos o que foi combinado e colocamos nosso ritmo de jogo, abrindo uma larga vantagem, o que dificultou para eles. Nos adaptamos rápido ao vento forte daqui. A areia também está bem fofa, mas desde o começo nos sentimos bem”, disse André, que também analisou a dupla adversária das semifinais.

Alison (esq) e Álvaro Filho comemoram vitória nas quartas de final (Divulgação/FIVB)

“Marco e Esteban estão em crescimento, vivem a melhor temporada desde o ano em que começaram a disputar o Circuito Mundial. Mas também estamos fortes e preparados, será também um duelo inédito, vamos estudar bastante com nossa comissão técnica, mas fazendo o que temos feito. Pensando no jogo o tempo inteiro, focado, brigando por cada ponto. Queremos muito essa primeira final para nossa dupla”, completou.

Alison e Álvaro Filho

Alison e Álvaro Filho tiveram que vencer três jogos eliminatórios neste sábado pela vaga na semifinal, por terem saído em segundo lugar no grupo. O dia começou com vitória sobre os norte-americanos Gibb e Crabb, por 2 sets a 0 (21/15, 21/15), na repescagem.

Horas depois, eliminaram os atuais vice-campeões do mundo, os alemães Thole e Wickler por 2 sets a 0 (21/18, 21/18). Fechando a lista do dia, nas quartas de final, grande triunfo sobre os italianos Nicolai e Lupo, atuais vice-campeões olímpicos, por 2 sets a 0 (21/19, 21/14), garantindo lugar entre os quatro melhores.

Outras duplas brasileiras deram adeus ao torneio neste sábado. Guto e Saymon foram superados nas oitavas de final da etapa, com derrota por 2 sets a 0 (22/20, 21/19) para os compatriotas Evandro e Bruno Schmidt, que acabaram superados na rodada seguinte, nas quartas, com revés para os letões Plavins e Tocs por 2 a 0 (21/16, 21/13).

A competição em Espinho rende cerca de R$ 75 mil para os campeões dos naipes masculino e feminino. Ao todo, o torneio distribui cerca de R$ 1,1 milhão em premiação aos atletas, além de oferecer pontuação alta para o ranking internacional – 800 para os times vencedores (mesmo número para a corrida olímpica brasileira). Espinho recebe uma etapa pela 16ª vez no torneio masculino, e pela 11ª no torneio feminino.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia