8 5
Siga o OTD

Vôlei

Minas vira sobre o Joinville e se sagra bicampeão da Copa Brasil

Em jogo eletrizante, Minas se recupera no terceiro set, vira sobre o Joinville e conquista o bicampeonato da Copa Brasil Masculina

(Arthur Moraes/Divulgação), minas, blumenau, superliga
(Arthur Moraes/Divulgação)

Minas é o campeão da Copa Brasil Masculina de Vôlei 2025. Na noite deste domingo (16), a equipe mineira venceu o Joinville na grande final da Copa Brasil de vôlei masculino, em uma virada emocionante. Na Arena Multiuso, em São José (SC), o Minas superou o adversário por 3 sets a 2, com parciais de 26/28, 23/25, 25/21, 25/18 e 16/14, conquistando assim o bicampeonato.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Com a vitória, o Minas garante uma vaga no Campeonato Sul-Americano e na Supercopa do próximo ano. Além disso, conquista o bicampeonato da competição, já que a primeira conquista havia ocorrido em 2022. Paulo Vinícius foi o vencedor do troféu Viva Vôlei pela equipe mineira, se destacando na final.

Guilherme Novaes analisa vitória do Minas

“Muito feliz. Uma conquista gigante. A equipe do Joinville valorizou muito essa final. Tivemos uma situação muito adversa, assim como em toda a nossa temporada. Mais uma vez, a força do nosso grupo fez a diferença. No Itambé Minas, temos atletas muito jovens, que com essa conquista, viram homens. Agora, são jogadores campeões, e tenho certeza de que a fome por vitória só vai aumentar”, disse Gui Novaes.

MPV comenta ‘estava entre nossas metas’

“Essa Copa do Brasil era um campeonato que a gente queria muito, estava entre nossas metas. Não conseguimos o Mineiro, mas conquistar essa Copa do Brasil é incrível. Sair daqui campeão é essencial para nós, foi fundamental. Trabalhamos muito para esse título, e estou muito feliz, muito feliz de sair daqui campeão”, disse o ponteiro Paulo Vinícius, eleito o melhor da partida.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial)

O jogo

O primeiro set começou eletrizante, com as equipes mantendo um alto nível de jogo e trocando pontos constantemente, sem que nenhuma abrisse grande vantagem. Na reta final, o Joinville reverteu a vantagem de dois pontos do Minas ao marcar três pontos seguidos, igualando o placar em 20/20. A equipe mineira ainda salvou três set-points, mas o Joinville aproveitou a chance seguinte e fechou a parcial em 28/26.

O segundo set iniciou equilibrado, com as equipes se alternando na liderança, assim como na parcial anterior. Aproveitando os erros do Minas e o bom momento na partida, o Joinville abriu três pontos de vantagem, fazendo 9/6. O levantador Gustavo Orlando, que entrou como substituto, marcou dois aces e reduziu a diferença para 14/13. Na reta final, o Joinville manteve a eficiência, converteu a última bola recebida e fechou o set em 25/23, ampliando para 2 a 0 no placar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Virada do Minas

Diferente dos sets anteriores, o Minas começou à frente no placar, com uma vantagem de três pontos. A equipe mineira cresceu na parcial, ampliando a vantagem e mantendo o controle do jogo. O Joinville tentou reagir, mas o Minas soube administrar a vantagem, ajustando seu jogo tático e fechando o set em 25/21, ficando com 2 sets a 1.

Mantendo a consistência e embalado pela vitória no set anterior, o Minas começou novamente com boa vantagem, alcançando a maior distância no placar, com seis pontos à frente, marcando 10 a 4. A equipe mineira seguiu dominante, fechando a parcial em 25/18, sem dar chances de reação para o Joinville, e levando a partida para o tie-break.

Set decisivo

Assim como nos sets anteriores, o quinto e decisivo set foi definido nos detalhes, com ambos os times disputando cada ponto em alto nível. O Minas começou forte, abrindo 3/0, e logo ampliou a vantagem para cinco pontos. No entanto, o Joinville reagiu e reduziu a diferença para dois pontos, ficando 8/6. A equipe de Santa Catarina se aproximou ainda mais, diminuindo para apenas um ponto, 11/10, e em uma substituição, o levantador Juan marcou um ace, empatando o jogo em 11/11. Na reta final, o Minas aproveitou o seu segundo match-point e fechou o jogo em 16/14, conquistando o título da Copa Brasil 2025.

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em Vôlei