Siga o OTD

Vôlei

Praia supera o Fla e volta a decidir a Superliga contra o Minas

Equipe de Uberlândia confirma o favoritismo na série contra o Rubro Negro após ficar a um set da eliminação e vai em busca de nova revanche, já que perdeu as duas últimas finais para o arquirrival

Minas e Praia Clube Superliga Feminina vôlei Fluminense Pinheiros Flamengo
(Eliezer Esportes/Praia Clube/arquivo)

O Praia venceu o Flamengo por 3 a 1, parciais de 18/25, 26/24, 25/12 e 25/17, na noite desta sexta-feira (15) e se classificou para a grande decisão da Superliga feminina de vôlei. O jogo, disputado na arena do Praia, em Uberlândia, Minas Gerais, fechou em 2 a 1 a série melhor de três válida pela semifinal. Na disputa pelo título pega o Minas, que despachou Bauru em dois jogos. Vale lembrar que o Praia ficou a um set da eliminação na semifinal, já que chegou a estar com 2 sets a 1 contra no segundo jogo, no Rio, após perder a primeira partida da série por 3 a 0 jogando em casa.

Minas e Praia vão reeditar nesta temporada as duas últimas finais, de 2018/2019 e 2020/2021, com o Minas vencendo ambas. Em 2019/2020 o campeonato não chegou ao final por conta da pandemia. Agora em 2022, as duas equipes foram as melhores da primeira fase, com o Praia ficando em primeiro após vencer 20 das 22 partidas. O Minas ganhou 18. Nas quartas de final, ambas passaram em dois jogos, o Praia sobre Pinheiros e o Minas sobre Barueri. A final também será em uma série melhor de três, toda realizada no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A primeira partida está marcada para o dia 22 de abril, às 21h.

Despedida

A vitória do Praia marcou, ainda, a última partida em Uberlândia da vitoriosa carreira de Walewska. A meio de rede de 43 anos já havia anunciado que iria se aposentar após o fim da competição. Dentre as principais conquistas dela estão a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e a de bronze em Sydney 2000 defendendo a seleção brasileira. Com o time mineiro, foi campeã da Superliga na temporada 2017/2018 justamente sobre o Rubro-Negro.

Flamengo na frente

Apesar de ter dois desfalques importantes, Monique e Milka, o Flamengo comandou o primeiro set desde o início. Conseguiu abrir 4 a 2 e depois 7 a 4. O Praia reagiu e buscou no 9 a 9 em três ataques certeiros seguidos de Anne, mas logo a seguir as visitantes voltaram a colocar vantagem, quatro pontos no 13 a 9. Desta vez, porém, não deixaram as anfitriãs se aproximarem e ainda acrescentaram mais um de frente no 19 a 14. Foi o suficiente para fazer 25 a 18 em um erro de saque de Carol.

Recuperação praiana

O Flamengo voltou bem melhor no segundo set e, aproveitando-se de um Praia perdido, logo emplacou 8 a 3. As donas da casa reagiram no 8 a 6, mas em dois bloques seguidos de Penha e Juciely o Flamengo voltou a abrir cinco no 11 a 6. Mais uma vez o Praia escalou o marcador e em um bloqueio poderoso de Carol e Kasiely encostou no 12 a 11 e levantou o ginásio. A essa altura o duelo era ponto a ponto até que Brayelin Martins virou duas seguidas e empatou tudo no 17 a 17.

+ Confira a tabela da competição

O time da casa passou a comandar o marcador em uma sequência de dois bloqueios de Carol, a melhor do fundamento em toda a Superliga, somado a um erro de Penha. Chegou a 21 a 18 e depois a 23 a 20. Parecia que estava tudo definido, mas o Flamengo parou no bloqueio dois ataques adversários e, em um erro na recepção mineira, veio o empate no 23 a 23. No ponto seguinte, Sabrina teve o contra-ataque para pegar o set point para o Flamengo, mas Kasiely fechou no bloqueio e fez 24 a 23 para o Praia. Na segunda oportunidade, as anfitriãs empataram o jogo em 1 a 1. Ninguém sabia, mas ali acabava a semifinal.

Imposição

Ao contrário das duas primeiras parciais, foi o Praia que escapou no terceiro set fazendo 7 a 1 em uma sequência de saques de Tainara. O Flamengo voltou a virar com Juciely, mas a vantagem já estava estabelecida e chegou a dez, a maior do jogo, no 20 a 10 em três bloqueios seguidos do time da casa. Alguns minutos mais tarde o Praia fez 2 a 1 e pela primeira vez ficou na frente em toda a série semifinal da Superliga feminina de vôlei. Mas ainda faltava um set.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na quarta parcial foi novamente o Praia quem começou na frente. Abriu 3 a 1 em mais um erro de ataque de Penha e marcou 5 a 2 em um bloque de Jineiry em cima de Juciely. O Flamengo empatou no 5 a 5 em dois contra-ataques aproveitados por Gabiru, mas o Praia mostrava-se mais confiante em quadra e logo voltou a comandar o marcador. Assim, chegou a 15 a 10 em duas bolaças de Tainara e, na prática, esgotou o Flamengo. Bernardinho parou o jogo duas vezes, mas não havia mais o que tirar. Foi uma questão de tempo até o Praia, finalmente, fazer valer o favoritismo, fechar a semifinal e chegar pela terceira vez seguida na grande decisão da Superliga feminina de vôlei.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei