Siga o OTD

Vôlei

Praia vence o Minas em Belo Horizonte e é campeão do Mineiro

Jogando muito e se aproveitando dos erros do Minas, equipe de Uberlândia fez 3 a 0 no rival e levou o título estadual

PRaia Clube Minas Cameponato Mineiro de vôlei feminino
Instagram/ Dentil Oficial

Nesse sábado (16), ocorreu o jogo mais aguardado do Campeonato Mineiro de vôlei feminino. Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube se enfrentaram na Arena Minas, em Belo Horizonte, e o resultado consagrou a equipe de Uberlândia.

Jogando o fino da bola e se aproveitando dos inúmeros erros do Minas, o Dentil Praia Clube fez 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/17 e 25/22. Com isso, o time de Uberlândia se sagrou campeão mineiro de 2021.

O destaque da partida foram as centrais do Dentil Praia Clube, que não deram chance as companheiras de posição do Minas. Jineiry Martinez foi a maior pontuara do Praia com 12 pontos, sendo seis de ataque, cinco de bloqueio e um de saque. Recém-chegada ao Minas, Kisy foi quem mais pontos fez no jogo: 17, sendo 16 deles através de ataques.

+ Brasil fecha primeiro dia do Sul-Americano Sub-23 com 13 medalhas

O título do Dentil Praia Clube ocorreu por conta das duas vitórias anteriores contra Sada Argos e Brasília Vôlei. O Minas disputou a sua segunda partida, mas não conseguirá mais igualar a campanha do maior rival estadual.

As duas equipes agora voltarão a quadra na Superliga, que começa na próxima semana.

Além das duas forças mineiras, o torneio estadual também teve SADA/Tambasa Argos e a equipe do Brasília Vôlei estão na disputa estadual.

Devido aos casos de Covid – 19 entre as equipes participantes -, se fez necessário o desmembramento dos jogos do Mineiro de vôlei feminino.

O jogo

No primeiro set, a disputa foi equilibrada até a parte final da parcial. A partir daí, o Praia Clube passou a arriscar mais o saque e conseguiu neutralizar as centrais do Minas, uma de suas principais armas. As atuais campeãs nacionais reduziram a vantagem para 23 a 20, mas após tempo pedido por Paulo Coco, o time de Uberlândia fechou em 25 a 20.

O bloqueio do Praia Clube voltou com tudo no segundo set. Carol, Claudinha e Martinez fecharam as portas do Minas e ajudaram a equipe a abrir 9 a 5 de vantagem. O Minas se recuperou e reduziu a diferença para três. As centrais do Praia seguiram marcando bem as atacantes do Minas e o Praia abriu 2 a 0.

O alto nível do Praia não diminuiu. A equipe seguiu com tudo e abriu seis pontos de vantagem logo no início da parcial. Sem desistir, o Minas conseguiu melhorar no bloqueio e com um saque e uma invasão, diminuiu a diferença para 22 a 20, forçando Paulo Coco a pedir tempo. Com 23 a 22, Barylin Martinez fechou um rally de 34 segundos para dar o match point ao praia. Um ataque errado de Kisy deu o título mineiro ao vice-campeão da Superliga 2021.

Estrelado

Para a temporada 2021/22, o Itambé/Minas manteve a base da equipe e renovou com as centrais Carol Gattaz, Thaisa Daher e Júlia Kudiess, além das levantadoras Macrís e Pri Heldes. A líbero Léia e a oposta Danielle Cuttino também continuaram no time, assim como as ponteiras Pri Daroit e Luiza Vicente. Entre as novidades estão a líbero Júlia, a oposta Kisy, a ponteira Priscila Souza e a ponteira turca Neriman Ozsoy, contratadas para temporada, além da central Rebeca que foi promovida das categorias de base após representar o Brasil no Mundial sub-18.

O treinador Nicola Negro vai comandar o Itambé/Minas pelo terceiro ano seguido e terá como assistente técnico Durval Nunes, o Duda, que está na segunda passagem pelo Clube. Outras duas novidades na equipe técnica é a chegada da bicampeã olímpica Sheilla Castro como auxiliar técnica e da fisioterapeuta Bruna Melato. O estatístico Rodrigo Fuentealba e o preparador físico Alexandre Marinho completam a comissão do Itambé/Minas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Base mantida

A Gestão da Equipe Dentil/Praia Clube anunciou oficialmente as renovações e contratações para a temporada 2021-2022. Continuam no projeto atletas icônicas e que já têm o nome escrito na história do esporte praiano e uberlandense. Chegam, também, jogadoras experientes e jovens com enorme potencial. Pela quinta vez consecutiva, o grupo estará sob o comando do experiente e vencedor Paulo Coco. Com ele, o time praiano conquistou o inédito título da Superliga Feminina 2017/2018, Troféu Super Vôlei 2020, além do tricampeonato da Supercopa Brasil 2018/2019/2020 e o Estadual 2019.

Para a nova caminhada, o treinador contará com um time-base. Afinal, nove jogadoras seguem no elenco, são elas: Ana Carolina da Silva, Angélica Malinverno, Anne Buijs, Brayelin Martínez, Cláudia Bueno, Jineiry Martínez, Lyara Medeiros, Suelen Santana e Walewska de Oliveira.

Mais em Vôlei