Siga o OTD

Vôlei

No tie-break, Taubaté ganha do Minas e larga na frente pela final da Superliga

Com Douglas Souza e Felipe Roque afinados, time paulista está a uma vitória de ser campeão da Superliga

taubaté minas superliga
(Créditos: William Lucas/Inovafoto/CBV)

O EMS Taubaté Funvic (SP) e o Minas Tênis Clube (MG) cumpriram todas as expectativas nesta quarta-feira (14), no primeiro jogo do playoff melhor de três da final da Superliga 20/21 masculina de vôlei. A partida disputada no Centro de Desenvolvimento De Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), só foi definida no tie-break e o time paulista levou a melhor: 25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11.

O jogo foi uma verdadeira montanha-russa. O Taubaté começou melhor, tomou a virada, soube reagir e fez um grande quinto set. O segundo jogo do playoff entre as equipes será na próxima sexta-feira (16), às 19h (de Brasília), no CDV, em Saquarema (RJ).

As equipes já tinham se enfrentado na fase de classificação da Superliga com uma vitória por 3 sets a 0 para cada lado. No turno, o time de Taubaté (SP) levou a melhor e no returno a equipe mineira devolveu o placar. Ou seja, nada ainda está definido tamanho o equilíbrio entre as equipes.

Douglas Souza deixou a quadra com o prêmio de melhor da partida em votação popular após anotar 14 pontos. Felipe Roque foi o principal pontuador com 23 pontos. Honorato e Escobar fizeram 16 pontos cada pelo Minas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

taubaté minas superliga
(Créditos: William Lucas/Inovafoto/CBV)

O jogo

De cara, o Taubaté fez 5 a 0 e já obrigou o Minas a pedir um tempo. Bruninho jogava com a bola na mão e só distribuía. Maurício Borges e Douglas Souza lideraram a equipe paulista no ataque. Do outro lado, William sofria com a recepção ruim do Minas. Para piorar, Mauricio Souza e Felipe Roque não deixaram o cubano Escobar em paz. O Minas até chegou perto de empatar, mas o Taubaté foi abrindo vantagem e fechou em 25 a 18 o 1º set.

O segundo set foi bem mais disputado. O Taubaté errou muitos saques e parou de incomodar no bloqueio. Isso porque a recepção do Minas voltou ao patamar que trouxe o time até a final da Superliga. Com o passe na mão, William sobrou e deu show. Mesmo assim, a equipe mineira sofreu para igualar no placar e só deslanchou nos últimos pontos: 25 a 22.

Embalado, o Minas manteve o ritmo no terceiro set. Maique e Lazo melhoraram e muito a recepção da equipe. Com a bola na mão, William iniciou sua magia. Honorato, Escobar e Lazo desandaram a pontuar. Pelo Taubaté, o nervosismo era evidente. Mesmo assim, a parcial seguiu equilibrada. Mas, novamente nos pontos decisivos, o Minas foi melhor e fechou em 25 a 23.

E tudo o que deu certo no terceiro set, deu errado no quarto para o Minas. Aliás, muito errado. O Taubaté tirou o peso do saque e voltou a complicar a recepção do adversário. Maurício Borges saiu para a entrada de João Rafael, que entrou muito bem e deu mais uma opção para Bruninho, que teve em Felipe Roque a válvula de escape. O Minas não virava no ataque e o Taubaté foi pontuando sem dó: 25 a 16.

Na parcial decisiva, o Minas usou e perdeu dois desafios logo no começo. Douglas Souza jogou demais e o Taubaté abriu uma vantagem confortável. Nem os milagres de William foram suficientes para o time mineiro, que errou demais no saque e viu a primeira partida ir para o adversário: 15 a 11.

+ Renan Dal Zotto testa positivo para covid-19 em Saquarema

FINAL

Primeira rodada

14.04 (QUARTA-FEIRA) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG) – 25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11

Segunda rodada

16.04 (SEXTA-FEIRA) – Minas Tênis Clube (MG) x EMS Taubaté Funvic (SP), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ)

Terceira rodada (se necessário)

18.04 (DOMINGO) – EMS Taubaté Funvic (SP) x Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ)

Mais em Vôlei