Siga o OTD

Vôlei

Barueri derrota São Caetano pelos playoffs do Paulista

Gaspar Nóbrega / Inovafoto

Neste sábado (23), o Hinode Barueri deu um importante passo na busca por uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei. Jogando fora de casa, no Ginásio Municipal Lauro Gomes, a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães venceu o São Cristóvão Saúde São Caetano por 3 sets a 1 (25 x 18 / 12 x 25 / 26 x 24 / 25 x 19) e abriu 1 a 0 na série melhor de 2 jogos.

“Começamos o jogo tranquilas até demais. No segundo set sentimos um pouco a pressão, cometemos muitos erros individuais e acabamos perdendo. Mas nas conversas com o Zé Roberto nosso time foi se reencontrando e fizemos nosso papel. Agora vamos treinar ainda mais forte para a partida decisiva, em casa, porque sabemos que o segundo jogo será ainda mais difícil”, disse a capitã Erika, após a partida.

O Hinode entrou em quadra com Erika, Edinara, Suelle, Saraelen, Naiane, Fê Isis e líbero Dani Terra. Mesmo jogando fora de casa, as meninas de Barueri dominaram o primeiro set. Depois de um início lento, onde o São Caetano abriu 3 pontos de vantagem, com 8 a 5, o Hinode voltou a pontuar, após bons saques de Saraelen, e virou o placar para 10 a 5. Daí em diante a equipe comandada por Zé Roberto Guimarães foi aos poucos construindo uma vantagem confortável, se valendo dos bons ataques de Saraelen, Tainara, Fê Isis e Suelle, além do forte bloqueio. No fim do set entraram Ana Cristina e Sara nas vagas de Naiane e Saraelen, e o Hinode fechou o set em 25 a 18, após cortada de Edinara na diagonal.

No segundo set o panorama foi bem diferente, com São Caetano mais ligado no jogo abrindo 4 a 1, em erros de ataque do Hinode e com fortes bloqueios. Zé Roberto pediu tempo, mas o time da casa seguiu abrindo vantagem, chegando a ter 5 pontos na frente logo no início do set. As donas da casa continuaram melhores e foram construindo uma grande vantagem, abrindo 13 a 5 no forte saque de Camila Paracatu. O Hinode seguiu cometendo muitos erros, tanto na recepção quanto no ataque e o São Caetano aproveitou para abrir ainda mais o placar. Sem muitas dificuldades, as donas da casa fecharam o segundo set em 25 a 12, em forte cortada de Tomé, empatando o jogo em 1 a 1.

No terceiro set o jogo voltou a ficar disputado, com ambas as equipes se desdobrando em todas as bolas. O Hinode conseguiu se manter um pouco à frente no início do set, após abrir dois pontos de vantagem em fortes ataques de Edinara, com 7 a 5 no placar. O time visitante seguiu bem e chegou a abrir 4 pontos de vantagem, com 12 a 8, mas cometeu erros cruciais que colocaram São Caetano de novo no jogo, que ficou empatado em 12 a 12. Daí em diante as donas da casa mostraram força e abriram vantagem, chegando a 19 a 15 após longo rali. Zé Roberto pediu tempo, corrigiu os erros da equipe, e o Hinode voltou ao jogo. Aos poucos a equipe foi diminuindo a desvantagem, em grandes ataques de Edinara e Suelle. Ana Cristina entrou no time e no seu saque as meninas de Barueri igualaram o set em 24 a 24. Com um bloqueio simples de Suelle e uma cortada para fora de Tomé, o Hinode fechou o set em 26 a 24 e fez 2 a 1 no jogo.

São Caetano acusou o golpe e o quarto set começou com o Hinode fazendo 4 a 0 no placar. As meninas de Barueri seguiram explorando os erros das donas da casa, que não se encontravam mais no jogo, e abriram 5 pontos de vantagem, com 8 a 3 no placar. São Caetano até chegou a encostar após erros do Hinode, mas o bloqueio de Fran e Suelle encaixou e as meninas de Barueri abriram 4 pontos, com 16 a 12. Daí em diante o time do ABC sentiu a pressão e cometeu erros bobos, enquanto o Hinode aproveitou suas oportunidades e seguiu pontuando. Com grande atuação de Edinara, o Hinode fechou o set em 25 a 19 e o jogo em 3 sets a 1.

A segunda partida da série melhor de 2 jogos das quartas de final do Campeonato Paulista será realizada nesta terça-feira, dia 26, no ginásio José Correa, em Barueri, às 19h30. O Hinode joga pela vitória simples, enquanto o São Caetano precisa vencer para levar a disputa para o golden set.

Mais em Vôlei