Siga o OTD

Vôlei

Mesmo desfalcado por covid, Taubaté não dá chances para o lanterna Ribeirão

Mesmo com seis desfalques por causa do Covid-19, Taubaté venceu Ribeirão por 3 a 0

Douglas Souza foi eleito o melhor em quadra e ganhou o Troféu Viva Vôlei (Matheus Gentil/ Agência Maxx Sports)

Um dos grandes favoritos ao título da Superliga, o Taubaté jogou muito desfalcado contra o Ribeirão, lanterna da competicão. Apesar disso, não deu chances para o azar e venceu o adversário por 3 a 0 com parciais de 25/21, 25/21 e 25/20.

A equipe do Vale do Paraíba não pôde contar com Rapha (levantador), Lucão (central), Riad (central), Gabriel Cândido (oposto), Vitor Yudi (líbero) e Thales (líbero), todos com covid-19, mas segundo o clube, todos em isolamento, se recuperando bem e com acompanhamento do departamento médico.

+ Confira a tabela da competição

Com isso, o técnico Javier Weber improvisou Maurício Borges como líbero e escalou Bruninho como levantador, Maurício Souza e Bruno Biella como centrais, Douglas Souza e João Franck nas pontas e João Rafael como oposto.

Apesar do time ter ficado uma semana sem treinar por causa do surto de covid na equipe e ter voltado ainda com muitos desfalques, o Taubaté conseguiu superar todas as dificuldades e dominou o adversário nos três sets.

O primeiro set começou equilibrado, com o Taubaté forçando bem o saque e tendo bom aproveitamento no bloqueio. Mesmo com o Taubaté à frente do placar, o Pacaembu Ribeirão manteve a partida bem disputada, apostando no saque forçado. O Taubaté seguiu com bom volume defensivo e principalmente com as bolas do ponteiro Douglas Souza sendo decisivas. No final do set, o Ribeirão cresceu no bloqueio e diminuiu a diferença no placar. O Taubaté seguiu com maior volume de jogo e se manteve à frente, fechando em 25 a 21, em 23 minutos jogados.

O segundo set começou novamente equilibrado com as duas equipes buscando forçar o saque. O Taubaté se impôs com boas sequências de saque, além da conexão Bruno-Douglas Souza, que funcionou muito bem durante todo o set. O bloqueio taubateano também foi decisivo no período, com destaque para o central Maurício Souza que se destacou neste fundamento. O técnico Javier Weber colocou em quadra os únicos dois reservas à disposição, Fabiano e Felipe Roque. Com mais volume de jogo defensivo e aproveitando bem as viradas de bola, o Taubaté fechou em 25 a 21, em 25 minutos jogados.

O terceiro set seguiu na mesma toada dos demais períodos, com o Taubaté comandando a partida. O time taubateano variou mais o saque e manteve o bom volume de jogo defensivo. Ribeirão buscou equilibrar as ações com boas bolas ofensivas, mas cometeu mais erros de saque e de recepção. O EMS Taubaté Funvic conseguiu manter o bom aproveitamento no bloqueio e fechou sem sustos em 25 a 20, vencendo por 3 sets a 0. O jogo teve duração total de 1h35.

João Rafael foi o maior pontuador do jogo ao lado de André, do Ribeirão, com 16 acertos, mas quem ganhou o Troféu Viva Vôlei foi Douglas Souza, que fez 13. Outro destaque foi Maurício Souza, que fez de bloqueio sete dos nove pontos que fez no jogo.

Com a vitória, o Taubaté chegou a 39 pontos e, com um jogo a menos, está quatro atrás do Sada Cruzeiro, que enfrenta o Itapetininga neste domingo para fechar a rodada do fim de semana da Superliga. Já o Ribeirão segue na lanterna com seis pontos e apenas uma vitória em 15 jogos.

Após a partida, o técnico Javier Weber  celebrou a vitória, principalmente pela situação extraordinária gerada pelos desfalques. “O time se comportou muito bem, jogou em função coletiva o tempo todo. Não foi fácil, pois além dos desfalqus, tivemos jogadores hoje que tiveram de executar funções que não são deles. Mesmo com essas improvisações, o time não perdeu forma, manteve um bom volume de jogo interessante. Hoje também nós voltamos a jogar após quase 20 dias sem jogar, superamos a falta de ritmo, e conseguimos colocar em prática as propostas para alcançar essa vitória.”, comentou.

Uma das mudanças que mais chamou a atenção no jogo deste sábado foi a escalação do ponteiro Maurício Borges como líbero. Sobre essa escolha, Weber explicou: “Acho que Borges nunca chegou a jogar de líbero na carreira dele. Mas mostrou que tem um grande futuro ali (risos). É um jogador de enorme qualidade qualidade técnica, recepciona muito bem, tem visão de jogo, então a escolha não foi difícil pela qualidade dele nesses fundamentos, e por não termos muitas opções mesmo. Preferi escalar o João Franck na posição de ponteiro, e o Maurício cumpriu muito bem sua função”.     

Veja como foi Taubaté x Ribeirão – Superliga de vôlei masculino

Use o cupom OTD10 para comprar o pay per view da Superliga com 10% de desconto. Clique aqui.

A disputa

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) divulgou a tabela da Superliga de vôlei masculino 2020/2021. A Superliga masculina teve início no dia 31 de outubro e conta com 12 equipes participantes.

A Superliga masculina contará com Apan/Eleva/Blumenau (SC), Minas Tênis Clube (MG), Vôlei UM Itapetininga (SP), Montes Claros América Vôlei (MG), Caramuru Vôlei (PR), Sada Cruzeiro (MG), EMS Taubaté Funvic (SP), Sesi-SP, Azulim/Gabarito/Uberlândia (MG), Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Pacaembu Ribeirão (SP) e Vôlei Renata (SP).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vale lembrar que em ambos os naipes neste ano os duelos de quartas de final, semifinais e finais serão todos disputados em série melhor de três.

Mais em Vôlei