Siga o OTD

Vôlei

Centrais brilham, Minas bate o Praia e é campeão estadual

Com grande jogo de Carol Gattaz e Thaísa, Minas vence o Praia por 3 a 1 e leva o título mineiro

Minas bate o Praia Clube e é campeão mineiro de 2020 (Instagram/mtcvolei)

Na final do Campeonato Mineiro de Vôlei feminino de 2020, melhor para a equipe que foi vice-campeã em 2019. Na noite dessa quinta-feira (22), o Itambé Minas venceu de virada o Dentil Praia Clube por 3 sets a 1 (22/25, 25/15, 25/12 e 25/22) e se sagrou campeão estadual.

As centrais da equipe de Belo Horizonte foram o grande destaque da partida. Thaísa, maior pontuadora do jogo com 20 pontos, e Carol Gattaz foram o terror do ataque e da defesa do Praia Clube.

“É sempre muito difícil jogar contra o Praia. Precisamos de uma concentração muito grande.Elas têm um poderio de ataque muito forte e a gente sabe que tem de jogar muito com bloqueio e defesa, sacando muito forte. Começamos um pouco abaixo, mas conseguimos manter a cabeça no lugar e retomamos,” avaliou Thaísa, eleita a melhor jogadora da final.

Time masculino do Minas chega à semi do Super Vôlei

O Itambé Minas teve uma campanha de três vitórias e nenhuma derrota na competição. A equipe já havia batido por 3 sets a 0 o Brasília e o Valinhos, antes de vencer o Praia por 3 a 1.

Praia Clube e Minas já haviam decidido quatro títulos, com três vitórias para o time de Uberlândia: a Supercopa, o Mineiro e o torneio amistoso Rio-Minas. Já o time da capital mineira levou a melhor no Sul-Americano e agora no estadual, equilibrando o confronto. Na temporada 2019/20 houve o confronto pelo 5º lugar do Mundial de Clubes da China, em dezembro do ano passado, com vitória do Minas por 3 sets a 2.

O jogo

No primeiro set, grande destaque para as centrais de ambas as equipes e para o final decisivo da holandesa Anne Bahls. O Praia Clube começou levemente melhor, principalmente com os bloqueios da central Carol. A equipe chegou a abrir 11 a 6, mas o Itambé Minas igualou o placar em 17 a 17 na base do saque. A igualdade seguiu até 22 a 22, quando a holandesa Anne Bahls foi decisiva e virou três bolas seguidas para fechar em 25 a 22.

O segundo set foi todo bloqueio do Minas. Thaissa, Carol Gattaz, Dani Cuttino e cia pararam todas as jogadoras do Praia Clube e a equipe de Belo Horizonte abriu 14 a 7. A vantagem só aumentou a medida em que a equipe de Uberlândia passou a errar mais. Com facilidade, o time da capital mineira fechou em 25 a 15.

A virada veio na sequência com um placar ainda mais dilatado (25 a 12). As conexões de Macris com Carol Gattaz e Thaísa seguiram funcionando, assim como o bloqueio, que seguiu amortecendo bolas para os contra-ataques.

No quarto set, o Minas dava indícios de que fecharia o jogo. Abriu cinco de vantagem com boas participações de suas principais armas até ali. O Praia Clube, entretanto, voltou no jogo, e deixou a diferença em apenas um ponto. Maior pontuadora do jogo, Thaísa resolveu com dois bons saques seguidos. Dani Cuttino fechou o jogo em 25 a 22

Brasília em terceiro

Mais cedo, o Brasília conquistou o terceiro lugar. Equipe que mais trouxe dificuldades para Praia Clube e Minas, venceu o Valinhos por 3 sets a 0 (25/19, 25/10 e 25/18) e faturou a medalha de bronze.

O Campeonato

Depois de não ter edição em 2016, o Campeonato Mineiro de vôlei feminino voltou a ser disputado em 2017 e Minas e Praia Clube têm se alternado nas conquistas. O time de Belo Horizonte conquistou o bicampeonato nas duas primeiras edições e a equipe de Uberlândia voltou a vencer em 2019.

O Campeonato Mineiro deste ano foi realizado entre 20 e 22 de outubro, com quatro equipes. Além de Praia Clube e Valinhos, participam também o Minas e o outro convidado Brasília.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim, ao todo, foram seis jogos divididos em três dias na Arena Praia, sendo um turno único, com campeão, vice e terceiro colocado definidos em pontos corridos.

Além disso, o Mineiro de vôlei feminino será uma preparação para o Troféu Super Vôlei, que irá abrir o calendário nacional da modalidade. A competição contará assim com jogos eliminatórios entre as oito primeiras equipes da última temporada da Superliga feminina. O torneio será disputado, no caso das mulheres, em um bolha no centro de treinamento da CBV, em Saquarema. 

Mais em Vôlei