Siga o OTD

Vôlei

Preparador da seleção feminina cria programa para cuidar da saúde

José Elias de Proença e a equipe do Centro Dois Andares produzem série de vídeos com atividades para fazer durante a quarentena

Preparador da seleção feminina - José Elias de Proença fará vídeos toda semana - vídeos quarentena
José Elias de Proença fará vídeos toda semana (Foto: Luiz Doro / adorofoto)

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, uma nova necessidade passou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros: exercícios em casa. Para cuidar da saúde física e mental, é importante se movimentar e não deixar o corpo parado durante a quarentena. E é por isso que o Centro de Esporte, Cultura e Saúde Dois Andares, idealizado pela medalhista olímpica Ana Moser e pelo preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de vôlei, José Elias de Proença, irá disponibilizar nas suas redes sociais uma série de treinos e rotinas para serem feitos durante o isolamento.

O programa se chama “Fique em Casa com Dois Andares” e trará cinco vídeos por semana, de segunda a sexta-feira, elaborados pela equipe do Centro e coordenados e aprovados por José Elias de Proença, que também é mestre em Educação Física e Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos os títulos pela Universidade de São Paulo.

“Para montar as aulas, pensamos em questões como ‘que movimentações práticas posso fazer em casa? O que seria moderado e saudável? Como fazer isso diariamente?’. Com o suporte da metodologia Dois Andares, fundamentamos nas práticas corporais, com foco nos sistemas musculoesqueléticos, cardiorrespiratório e neuromuscular. Agora, não é mais se exercitar para fins estéticos, mas para mantermos a função desses sistemas com resultados para a nossa saúde”, explica José Elias.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ao longo da semana, os vídeos serão divididos em três temáticas:
– exercícios para cuidar da postura de quem está trabalhando em casa: com elementos da ginástica laboral, pensando em como evitar e melhorar dores nas costas durante o home office;
– mini aulas de funcional: com até 10 minutos e usando o que você já tem em casa, a cada dia vai trabalhar e estimular importantes partes do corpo;
– exercícios do próprio José Elias: o preparador físico irá apresentar exercícios simples e fundamentais para manter o corpo ativo e o condicionamento físico, mesmo em casa.

Projeto Dois Andares foi idealizado por José Elias de Proença ao lado da medalhista olímpica Ana Moser (Foto: Divulgação)

Segundo o preparador físico, cada rotina apresentada por ser realizada mais do que uma vez ao longo do dia. “É importante ter bastante cuidado ao escolher quais os exercícios e as atividades fazer nesse momento, procurando seguir profissionais sérios e especializados. Por isso, nós, do Centro Dois Andares, quisemos disponibilizar nosso conhecimento para ninguém ficar parado”, fala a medalhista olímpica Ana Moser.

Os exercícios aplicados na Metodologia Dois Andares resultam em fortalecimento muscular e reorganização postural, evitando, assim, dores relacionadas ao desequilíbrio postural, como as dores lombares, as mais comuns entre os brasileiros.

Mais em Vôlei